Ministro da Administração Interna inaugura novo serviço de socorro às populações
A Central de Emergência de Matosinhos é a mais recente valência do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Trata-se de um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, único no país, que consiste na gestão no mesmo espaço de todas as comunicações da Proteção Civil, do Sistema de Salvamento Balnear, do Gabinete Técnico Florestal, da Polícia Municipal, da Fiscalização Municipal e dos Bombeiros Voluntários do Município.
O objetivo é dar um passo decisivo na melhoria do socorro às populações, disponibilizando, para o efeito, um único número de telefone - 220178402. Do outro lado, a Central de Emergência faz a gestão inicial das emergências.
Inaugurada hoje pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a Central de Emergência entrou em funcionamento no passado dia 23 de julho, tendo recebido, até ao dia 29 de julho, 132 chamadas. Destas, 61% eram da área da proteção civil e 39% diziam respeito a situações relativas à polícia municipal.
Com o apoio de sistemas e equipamentos, será possível ter uma visualização global e integrada de todos os fatores que compõem ou potenciam a emergência, permitindo a maximização e racionalização dos recursos disponíveis a cada momento.
Segundo a Presidente da Câmara Municipal, este projeto “é exemplar a nível nacional” e resulta “da convergência de vontades” entre a autarquia e as quatro corporações de bombeiros do concelho. “Queremos valorizar o trabalho das corporações, dos nossos parceiros de todos os dias deste trabalho. Esta Central de Emergência permitirá racionalizar os meios e dar uma resposta mais célere às populações. Tenho a certeza de que será mais um exemplo que pode ser replicado noutras zonas do país. Queremos ser notícia por boas razões”, afirmou Luísa Salgueiro.
O Ministro da Administração Interna admitiu que “a segurança é um ativo de qualidade de vida que demora anos a ser contruído”. “É muito importante para o turismo, mas também para os investidores. É um bem que temos de preservar. A sensação de segurança é fundamental para o bem-estar dos cidadãos”, acrescentou.
Relativamente à prevenção dos incêndios, Eduardo Cabrita sublinhou que “nunca se limpou tanto e com tanto empenho como este ano”. E a propósito da descentralização, frisou que Matosinhos é um exemplo para a região e para o país, mesmo sendo “um município de riscos múltiplos, pela densidade populacional nas zonas urbanas, pelas áreas industriais e portuárias, e pelas zonas balneares e florestais”, elogiando a sua preparação e capacidade de resposta.
Além da Central de Emergência, o Serviço Municipal de Proteção Civil dispõe de outras valências como um Piquete disponível 24 horas por dia (regista uma média de 400 ocorrências por ano), o controlo de pragas (nomeadamente a eliminação de ninhos de vespas asiáticas), o Sistema de Salvamento Balnear (que desde 2008 já salvou 270 vidas), o Planeamento (planos de emergência), a Sensibilização (ações de sensibilização, simulacros) e o Gabinete Técnico Florestal (limpeza de terrenos, fiscalização).
A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença do Vereador da Polícia Municipal, Fernando Rocha, do Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, do administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, do presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, do presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, entre outras individualidades.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
