Inaugurado projeto pioneiro a nível nacional
“Esta Central (de Comunicações Partilhada) é o que desejamos para todos os municípios do país. Matosinhos já está na linha da frente. Esperamos que esta central venha a ser um exemplo para o país. Poupar recursos e criar maior eficiência é o que importa na Proteção Civil”, declarou hoje o Secretário de Estado na Administração Interna, Jorge Gomes, na apresentação da Central de Comunicações Partilhada de Matosinhos.
Desde 2015 que o Serviço de Proteção Civil de Matosinhos integra o SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal), tendo recorrido a fundos comunitários com vista à aquisição de 30 rádios para garantir um melhor atendimento durante todos os dias do ano. Só em 2016 foram registadas mais de 800 ocorrências.
A partir de hoje, Dia Mundial da Proteção Civil, passa a estar disponível a Central de Comunicações Partilhada, que pretende dar uma resposta mais eficiente no domínio da emergência e socorro.
Este projeto, que representou um investimento de 150 mil euros, envolve o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Sistema de Salvamento Balnear, a Polícia Municipal de Matosinhos, três corpos de bombeiros voluntários, (Bombeiros Voluntários de Leixões, Bombeiros Voluntários de Matosinhos Leça, Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta) e a Fiscalização Municipal.
A georreferenciação dos equipamentos rádio, conjugada com os sistemas de geográficos ao dispor da Proteção Civil Municipal, permitirá não só a garantia da salvaguarda dos utilizadores dos equipamentos pela sua constante localização, assim como a georreferenciação imediata das ocorrências permitindo a rápida definição da estratégia operacional a implementar no terreno.
Com a entrada em funcionamento da Central de Comunicações Partilhada prevê-se a redução de custos com pessoal por parte das corporações de bombeiros voluntários, que passam a ter mais operacionais que até então estavam adstritos às centrais de comunicações, disponíveis para a emergência e socorro.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos recordou que, “infelizmente, a Proteção Civil só é notícia por maus motivos”. “Temos que trabalhar na prevenção”, alertou Eduardo Pinheiro. “Matosinhos, mais uma vez, está na vanguarda. Esta Central pode ser uma mais valia para libertar meios das corporações que mais falta fazem no terreno. Temos a obrigação de mostrar que a união faz a força”, disse.
O Secretário de Estado Administração Interna anunciou que, até ao final do ano, todas as corporações de bombeiros dos 18 distritos terão à sua disposição um sistema de cartografia que funcionará em articulação com a Rede SIRESP.
Jorge Gomes anunciou ainda que em breve as estações do Metro do Porto estarão igualmente ligadas ao SIRESP. O governante fez saber ainda que será assinado um acordo com as três operadoras de telemóveis e de televisão por cabo e com a ANACOM para a emissão de alertas em determinadas áreas geográficas em situações de emergência como a que sucedeu recentemente em Setúbal com a libertação de enxofre.
Presentes na sessão de apresentação da Central de Comunicações Partilhada estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, a Vereadora da Proteção Civil, Lurdes Queirós, e o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
A comitiva seguiu posteriormente para o Norte Shopping, onde decorre até ao próximo domingo a Feira da Proteção Civil, um evento que já vai na sua nona edição e que pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no Concelho em áreas como Incêndios, Prevenção Rodoviária, Segurança, Matérias Perigosas e Saúde.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
