Matosinhos assinalou data com colóquio sobre o poeta
A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou na tarde de ontem, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o centenário do nascimento de Jorge de Sena, um dos maiores autores portugueses do século XX, com o colóquio “Centenário de Jorge de Sena – Presença em Matosinhos”, onde se refletiu sobre a obra e a figura do poeta português.
A iniciativa, de entrada livre, contou com a participação de várias personalidades do universo literário de que são exemplo o professor da Universidade Católica e Prémio Jorge de Sena em 2010, Jorge Vaz de Carvalho, o poeta e professor António Carlos Cortez, o músico e escritor matosinhense António Cunha e Silva, e a professora e investigadora de literatura portuguesa Isabel Cristina Mateus.
Durante a sessão houve ainda lugar à leitura de textos de Jorge de Sena pelo ator Jorge Mota.
Refira-se que Jorge de Sena nasceu a 2 de novembro de 1919, em Lisboa, e faleceu a 4 de junho de 1978 na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Além de poeta, foi romancista, contista, autor teatral, ensaísta, crítico literário, tradutor e professor.
O autor casou-se com Maria Mécia Lopes, que residia em Leça da Palmeira com seu pai, o etnomusicólogo Armando Leça, e o seu irmão Óscar Lopes.