Quadra-Incubadora de Design e Quadra-Investigação de Design representam um investimento de 1,5 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos assinou hoje dois protocolos de cedência à Escola Superior de Arte e Design (ESAD Idea) dos espaços municipais onde estão instaladas a Quadra-Incubadora de Design e a Quadra-Investigação de Design.
A gestão corrente da incubadora de design, a funcionar no Mercado Municipal de Matosinhos há mais de um ano, passa para as mãos da ESAD Idea. O contrato assinado entre Guilherme Pinto e Sérgio Afonso, diretor do Conselho Executivo da ESAD, será válido até ao final do atual mandato autárquico, podendo ser renovado caso se mantenha o interesse das partes.
Já o espaço destinado à investigação - as antigas instalações da CGD da Rua Brito Capelo entretanto reabilitadas num projeto da arquiteta Maria Milano- será cedido à ESAD Idea em regime de comodato por um período de 20 anos, renovável.
Este equipamento multifacetado inclui área de exposições, espaços dedicados à formação e investigação, uma residência destinada ao acolhimento de artistas (três quartos e um pequeno apartamento), uma “concept store” e uma cafetaria que funcionará em articulação com um pátio interior e que deverá ser aberta à cidade.
A assinatura de protocolos decorreu no novo espaço da Rua Brito Capelo e contou com a presença do Vice-presidente, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do Vereador da Educação, António Correia Pinto, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, e do Diretor do Conselho Científico da ESAD, José Bártolo.
O investimento nestes dois equipamentos é de 1,5 milhões de euros, comparticipados pelo QREN a 85%.
“O design está em todo o lado. Matosinhos tem a sorte de ter uma escola de design que influencia o mundo. Estamos a entregar à ESAD uma responsabilidade de 1,5 milhões de euros”, manifestou Guilherme Pinto.
Estes investimentos, recorde-se, fazem parte da estratégia municipal de transformar Matosinhos numa capital criativa na área do design. Em novembro, Matosinhos acolherá também uma extensão da prestigiada Experimenta Design, a qual, nas suas oito edições anteriores, só por uma vez tinha saído de Lisboa, realizando-se em Amesterdão.