Apresentação em Nova Iorque das soluções testadas em Matosinhos
Há cinco anos, a Câmara Municipal de Matosinhos desafiou o CEiiA, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, a instalar-se no seu território, estabelecendo uma parceria profícua da qual resultaram inúmeros projetos na área da inovação, sustentabilidade, tecnologia 5G e descarbonização da economia.
As várias soluções que o CEiiA tem vindo a testar em Matosinhos continuam a despertar curiosidade em todo o mundo.
A convite da United Nations Global Compact, o CEiiA marcou presença, nos dias 23 e 24 de setembro, no Climate Summit na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O convite lançado ao CEiiA surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do mar/espaço por esta empresa sediada em Matosinhos, que conta já com reconhecimento nacional e internacional, mas, também, porque o CEiiA é uma referência na área da mobilidade sustentável, nomeadamente na recolha de dados, assim como na quantificação em tempo real do CO2 evitado na mobilidade.
O CEiiA apresentou o seu trabalho desenvolvido em torno da mobilidade sustentável, a plataforma AYR, que começou a ser criada há cerca de dois anos, e que surgiu de um desafio proposto pelas Nações Unidas relacionado com a descarbonização das cidades e com a redução das emissões de CO2 e pretende ajudar o utilizador a tomar decisões sustentáveis no seu dia-a-dia. A empresa apresentou os resultados obtidos na implementação em Matosinhos, assim como relativos ao início da sua atividade em São Paulo, no Brasil, como operador Ripa Brasil para Scooter Sharing.
Matosinhos já tem uma Zona Livre Tecnológica (ZTL) que conta com trotinetas, bicicletas elétricas e scooters, em sistema sharing.
Depois de Matosinhos, a aplicação AYR passará a funcionar em Cascais e em Nova Iorque, onde foi apresentada em maio no âmbito da maior conferência de cidades inteligentes norte-americana - Smart Cities New York.
13 toneladas de CO2 foram as emissões evitadas, em quatro meses, com a utilização das trotinetes elétricas do operador Circ, em Matosinhos.
Faz um ano (25 de setembro de 2018) que a CEiiA aderiu à “Sustainable Oceans Business Platform” das Nações Unidas, em Nova Iorque, na Assembleia Geral da Nações Unidas.
No projeto, o CEiiA ficou encarregue de assegurar o desenvolvimento de novos serviços e produtos, enquanto que os restantes parceiros ficaram responsáveis por realizarem análise de mercados, identificarem problemas e o desenvolvimento de modelos de negócio viáveis.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
