Projeto “AYR.ID – Identidade climática digital” reconhecido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda
O projeto “AYR.ID – Identidade climática digital”, do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, foi o vencedor da 4.ª edição do Prémio IN3+, o maior prémio de apoio à inovação e investigação nacional, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e com o Alto-Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.
A quarta edição do Prémio IN3+ contou com mais de 215 candidaturas, que envolveram mais de 700 participantes de todos os quadrantes – investigação, desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, tecnologia – e mais de 70 entidades de todos os setores.
O projeto “AYR.ID – Identidade climática digital” visa a criação da identidade climática digital do cidadão como resposta à necessidade urgente de implementação de medidas inovadoras na área de sustentabilidade. Para o efeito, é criado um Número de Identificação Climático (NIC), indexando a dimensão da sustentabilidade no dia-a-dia das pessoas à sua identidade digital.
O vencedor recebeu um apoio de 600 mil euros para o desenvolvimento e testagem do seu projeto.
Em segundo lugar, com um prémio de 250 mil euros, ficou a PeT – Plataforma Privacidade e Transparência, e, na terceira posição, com 150 mil euros de apoio, ficou a ideia QuantSecure – Autenticação com identificadores fotónicos quânticos não clonáveis.