Carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas
O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), localizado em Matosinhos, estará hoje presente no SDG Business Forum, o principal fórum empresarial associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) protagonizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento tem hoje lugar na sede da ONU, em Nova Iorque.
O CEiiA irá apresentar o projeto AYRCredits. Consiste numa carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas. A solução, desenvolvida com o recurso à tecnologia blockchain, permite a validação das transações efetuadas.
Para já esta solução é apenas um protótipo, mas em breve será possível comprar um café com emissões de CO2 poupadas em atividades do dia a dia.
Já este ano, o Primeiro-ministro, António Costa, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, testaram esta solução, utilizando, para o efeito, a aplicação AYR Credits no seu telemóvel.
O convite ao CEiiA partiu do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, da Câmara de Comércio Internacional e o Pacto Global das Nações Unidas e é o reconhecimento de um projeto que pretende incentivar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos cidadãos, ao mesmo tempo que cria um mercado de bens e serviços verdes em espaço urbano que se pretende que possa ganhar uma dimensão internacional.