
Aproveite o último dia dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”
Chega hoje ao fim mais uma edição da recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, este ano com uma novidade, mais um dia de festa, elevando para cinco dias este itinerário histórico passado na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio que proporciona já há 14 anos aos seus milhares de visitantes uma autêntica viagem no tempo.
A festa começou na passada quarta-feira e tem recebido milhares de visitantes. Para além das tabernas de petiscos e bebidas e das barraquinhas da doçaria conventual, os visitantes têm a oportunidade de assistir ao trabalho executado ao vivo pelos vários artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas.
A tarde de ontem ficou marcada pelo lançamento do livro – “O Balio Pimentel e a Luz do Mosteiro”, editado pela Câmara Municipal, da autoria do historiador Joel Cleto com ilustrações de Luís Moreira.
A obra centra-se na personagem Ernesto, um noviço do Mosteiro de Leça do Balio, cuja narração dá a conhecer aos mais novos a história da construção daquele monumento nacional cujas origens remontam ao século X.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”. O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.
Ainda ontem, aconteceu também uma peregrinação com a participação massiva da população, conduzida pelo historiador Joel Cleto, pelos Caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias, com passagem pela Ponte de D. Goimil, ao Mosteiro de Leça do Balio.
Mas o momento mais aguardado da 14ª edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” acontece hoje, dia em que é esperada uma enchente no recinto. Pelas 16h30, será recriado o casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
Celebrado em 1372, este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal.
A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383- 1385.
Todos os anos, a Câmara Municipal de Matosinhos convida duas figuras públicas a participar neste evento e a “vestir a pele” destas duas importantes personalidades históricas.
Este ano, Vítor de Almeida, manequim e ator da novela “Alma e Coração” da SIC, desempenhará o papel de D. Fernando, enquanto o de D. Leonor será interpretado por Rita Camarneiro, humorista e apresentadora de televisão, conhecida pelo seu trabalho no programa da SIC Radical “Curto Circuito”.
Se visitar hoje o recinto, saiba tudo o que se vai passar em Leça do Balio.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
