No âmbito do projeto de voluntariado empresarial InterVEM já estão a ser dadas as primeiras “pinceladas” nas paredes exteriores da Casa Museu Abel Salazar que da sua cor branca tradicional passará a ser rosa velho, como em tempos idos.
Situada em S. Mamede de Infesta, esta Casa-Museu, que integra a MUMA – rede Museus de Matosinhos – é propriedade e gerida pela Universidade de Porto.
Esta ação iniciou-se no dia 19 de Setembro e tem contado com uma participação ativa de oito voluntários do VEM – Voluntariado em Matosinhos, da Câmara Municipal, de sete voluntários da bolsa universitária, para além de voluntários das empresas parceiras do InterVEM.
A empresa Leroy Merlin tem sido fundamental na orientação dos voluntários. Disponibilizou técnicos especialistas para pintar e orientar os restantes participantes, forneceu também os materiais a preço de custo. A Unicer disponibilizou voluntárias e bebidas para apoio à ação. A ITAU forneceu os lanches e a Pintos – engenharia e construção S.A. o material de proteção para as pinturas – capacetes e coletes.
No que concerne aos resultados, os muros de exteriores já estão concluídos, duas das fachadas praticamente concluídas restando outras 2 fachadas da casa, que dependem agora da mudança dos andaimes.
Esta é uma iniciativa que visa rentabilizar recursos humanos e logísticos em prole de causas culturais e sociais, em sectores de intervenção que reduzirão, em tempos de crise, custos de funcionamento.
A autarquia visa simultaneamente a aproximação das entidades empresariais à sociedade interventiva do concelho. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o vereador Fernando Rocha, responsável pelos Pelouros da Cultura, Juventude e Voluntariado fizeram questão de marcar presença nesta acção de voluntariado.