Exposição patente no Museu da Quinta de Santiago até 30 de junho
No âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de abril, decorreu na tarde de ontem a inauguração da exposição “Casa de Recordações - da Monarchia à Res Publica”, uma mostra que reúne no Museu da Quinta de Santiago um acervo fantástico de objetos de outros tempos, da arte sacra aos autocolantes políticos do período pós-25 de abril.
A exposição, que ficará patente neste espaço museológico do concelho até ao dia 30 de junho, dá a conhecer um impressionante percurso por cerca de quatro séculos de História e de histórias.
A compilação foi levada a cabo por César Príncipe, jornalista, colecionador e divulgador cultural, que marcou ontem presença na inauguração, acompanhado pelo Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha.
“Casa de Recordações - da Monarchia à Res Publica” inclui objetos de arte sacra portuguesa e flamenga dos séculos XVI a XVIII, peças decorativas, esculturas, pinturas, artefactos do quotidiano, fotografias, selos, medalhas e moedas, mas também pins, autocolantes, cartazes, gravuras, serigrafias, litografias, caricaturas, folhetos, panfletos e manuscritos.
Assente em três núcleos fundamentais – “Praça da Monarchia”, “Praça do Império” e “Praças da República” –, a exposição passa em revista objetos, documentos e obras de arte que cobrem um período que vai do século XVI ao final do século XX. Dos pesados livros que guardam as linhagens da monarquia e da casa real portuguesa, aos autocolantes da campanha presidencial de Otelo Saraiva de Carvalho, César Príncipe recolheu e colecionou quase tudo o que encontrou pela frente, incluindo escarradeiras portáteis, caixas de rapé, discos de vinil com discursos do Movimento das Forças Armadas, revistas, edições raras de livros imortais, bolas de futebol, o último manual escolar da monarquia, panfletos da resistência clandestina a Salazar ou cartas a aprazar duelos.
Não faltam também as obras de arte, de uma estatueta equestre de Gustavo Bastos a um dos muitos cavalos que Álvaro Siza Vieira desenhou, sem esquecer a documentação sobre os ofícios mais ou menos tradicionais, iconografia relativa à evolução do papel da mulher na sociedade ou uma sala dedicada à memória local do Porto e de Matosinhos.
“Casa de Recordações - da Monarchia à Res Publica”
25 de abril a 30 de junho de 2019
Museu da Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca – Leça da Palmeira
Horário: de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 18h.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
