Fernando Rocha, Vereador da Cultura de Matosinhos, recebeu o Prémio Especial do Júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana pela reabilitação da obra de Álvaro Siza.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que distingue as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.
O júri do prémio deste ano foi composto pelo economista Augusto Mateus, pelos engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos, e pelos arquitetos João Mendes Ribeiro e João Pedro Falcão de Campos.
A edição deste ano contou com 65 candidaturas. A cerimónia de atribuição dos prémios nas várias categorias decorreu ontem no Palácio da Ajuda.
A Casa de Chá da Boa Nova, projeto de Álvaro Siza Vieira, implantado sobre os rochedos, em Leça da Palmeira, e Monumento Nacional desde 2011, recebeu um Prémio Especial do Júri. O galardão foi recebido pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos e membro da Direção da Casa da Arquitectura, Fernando Rocha.
O edifício, cuja construção ficou concluída em 1963, foi, já no início da década de 90, alvo de restauro. Mais de vinte anos depois, a Casa de Chá da Boa Nova sofreu uma nova e mais profunda intervenção, num projeto de reabilitação também da autoria de Álvaro Siza Vieira. A reabilitação, encomendada e suportada pela Câmara Municipal de Matosinhos, foi realizada pela empresa Lucios.
Quanto às restantes distinções, em Ex-Aequo foi atribuído o prémio de Melhor Intervenção na categoria de Impacto Social aos projetos do Palácio do Raio, em Braga, e à Reconversão do Palácio do Bolhão, no Porto. O prémio de Melhor Intervenção de Comércio & Serviços foi para a Casa Salabert, o-learning café do Jardim Botânico.
Em Lisboa, o Palácio do Contador-Mor, um ativo do século XIX, venceu a Melhor Intervenção de Uso Residencial. Na área do turismo, o destaque foi para a Pestana Pousada de Lisboa, na Praça do Comércio.
O projeto da Travessa do Abarracamento de Peniche venceu a Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa, bem como a Menção Honrosa para a Melhor Certificação Energética.
O Lisbon Workhub venceu uma Menção Honrosa para a Melhor Intervenção Inferior a 1.000m².
No Porto, o Restauro e Recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos venceu a Menção Honrosa para o Melhor Restauro.