Contrato de doação foi assinado no dia 20 de maio na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.
O projeto do novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, da autoria do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker de 2006, já faz parte do espólio da Casa da Arquitetura e vai estar exposto na futura sede na Real Vinícola, em Matosinhos- Sul, que se encontra em fase de remodelação.
O contrato de cedência foi assinado na passada quarta-feira, 20 de maio, na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, pelo arquiteto e pelo presidente da Casa da Arquitetura e da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Na cerimónia estiveram ainda presentes João Belo Rodeia, Presidente do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), João Santa Rita, Presidente da Ordem dos Arquitetos e Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitetura.
Além do projeto, que evoca a relação entre Portugal e Brasil, a doação inclui desenhos e maquetas do edifício de Belém e do respetivo projeto expositivo, incluindo a primeira maqueta de papel que esteve na origem da encomenda do projeto ao arquiteto brasileiro.
À Casa da Arquitetura caberá a missão de guardar, tratar, divulgar e promover internacionalmente o projeto, disponibilizando a documentação para estudo dos investigadores interessados.
Após a assinatura do contrato, seguiu-se a atribuição ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha do título de Membro Honorário do CIALP.