
A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura abrirá portas no próximo ano, em Matosinhos, no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola. O seu projeto e programação vão ser apresentados na Bienal de Veneza na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro.
A apresentação, que será ainda aproveitada para anunciar a data de abertura, ocorrerá no âmbito da sessão de encerramento da representação oficial portuguesa na 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016.
![]()
A sessão vai contar com o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, com o diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, para além dos comissários da exposição inaugural “Poder Arquitetura”: Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, acompanhados pelo comissário do programa paralelo, Roberto Cremascoli.
De referir que a sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na Biennale incluirá um debate sobre os encontros das arquiteturas de Portugal e da Itália, que juntará Álvaro Siza Vieira e Vittorio Gregotti, com moderação de Alberto Ferlenga. A representação portuguesa na Bienal de Veneza conta com a organização da Direção Geral das Artes e da Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli. A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é parceira institucional do evento de encerramento.
No que diz respeito à exposição inaugural da Casa da Arquitectura “Poder Arquitetura”, esta apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo se ordena”, recordou a Casa da Arquitetura, lembrando que entre os selecionados estão nomes como Álvaro Siza Vieira, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati e Witherford Watson Mann.
A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
