Sessão decorre no dia 21 de janeiro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e contará os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Manuel Graça Dias
A Casa da Arquitectura vai homenagear na próxima quinta-feira, 21 de janeiro, pelas 18h30, o arquiteto João Álvaro da Rocha, numa sessão solene que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. Durante a cerimónia, a família do arquiteto entregará à Casa da Arquitectura o espólio do projeto do Bairro da Quinta da Seara, em Matosinhos, que em 2007 conquistou o Ugo Rivolta European Architecture Award.
“João Álvaro Rocha: Ideia, Mão e Construção” contará com uma conversa sobre a obra do arquiteto que juntará Eduardo Souto de Moura e Renato Cunha Pinto (cliente de João Álvaro Rocha), sendo moderado pelo diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio. Num segundo momento da homenagem, o arquiteto Manuel Graça Dias dissertará sobre a importância do projeto do Bairro da Quinta da Seara.
Arquiteto com obra feita em vários países (ver CV em anexo), João Álvaro da Rocha foi professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, da Escola Superior de Arquitectura da Universidade Internacional da Catalunha, da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra e do Departamento de Arquitectura da Cornell University. Com Souto de Moura, foi co-autor de oito estações da rede do Metro do Porto.
Falecido há pouco mais de um ano, o arquiteto João Álvaro da Rocha procedeu ainda em vida à doação à Casa da Arquitectura da obra “Ideia e Mão”, cuja serigrafia será também apresentada durante a cerimónia.
A entrega pelos herdeiros do arquiteto do projeto do Bairro da Quinta da Seara constitui, saliente-se, um novo e importante passo para a constituição do acervo próprio da Casa da Arquitectura, onde se pretende que estejam representados, valorizados e tratados alguns dos mais representativos projetos da arquitetura portuguesa.