Ministro Pedro Siza Vieira associa-se às comemorações do 1.º aniversário
A Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitectura está de parabéns.
As comemorações do primeiro aniversário daquele que é o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura, começaram já na sexta-feira e prolongam-se durante o dia de hoje, apresentando um vasto e diversificado programa.
Visitas orientadas, performances artísticas, debates, conversas, lançamentos de livros, concertos e atividades para crianças e famílias são algumas das atividades previstas e de entrada livre ao longo de todo o fim de semana.
A Casa da Arquitectura, recorde-se, ocupa há um ano parte das instalações da antiga unidade industrial Real Vinícola, que foi alvo de um intenso de programa de reabilitação levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Ontem de manhã, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, esteve na Casa da Arquitectura e participou na visita guiada, pelo diretor executivo da instituição, Nuno Sampaio, às exposições “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira” e “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”. Foi acompanhado também pelo vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
À tarde teve lugar um dos momentos altos do programa: a assinatura do contrato de doação do acervo do arquiteto Pedro Ramalho (autor de projetos como a renovação do Teatro Municipal Rivoli, a Casa das Artes de Famalicão ou conjunto habitacional As Sete Bicas, em Matosinhos), ao arquivo da Casa da Arquitectura.
A apresentação esteve a cargo do arquiteto Eduardo Souto de Moura. O acervo é constituído por 12 maquetes, 2600 desenhos, cartazes relativos à sua participação no Programa SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), uma coleção de fotografias e diapositivos da sua autoria, entre muitos outros documentos.
Estiveram presentes nesta cerimónia a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, os Vereadores Fernando Rocha e António Correia Pinto e o presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca.
O espólio agora doado por Pedro Ramalho dará origem a uma exposição na Casa da Arquitectura, entre setembro e novembro de 2019.
Consulte aqui o programa completo das comemorações: www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=4779
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
