Protocolo com a Universidade do Porto, Faculdade de Arquitectura e Fundação Marques da Silva.
O protocolo foi assinado hoje, na sede da Associação Casa da Arquitectura, pelo presidente da Associação Casa da Arquitectura e da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, pelo reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, pelo presidente da Faculdade de Arquitectura, Carlos Guimarães, e pela presidente da Fundação Instituto Marques da Silva, Maria de Fátima Marinho. Presentes estiveram ainda o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do diretor da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.
O documento assinado pretende criar relações de cooperação e intercâmbio, permitindo que as entidades envolvidas beneficiem mutuamente dos recursos de que dispõem nos domínios de atividade a que se dedicam, nomeadamente para a conservação, valorização e divulgação da cultura arquitetónica e do património documental resultante da atividade de arquitetura.
O Reitor da Universidade do Porto lembrou que esta parceria vem ao encontro do tipo de atividades que a instituição apoia.
Maria de Fátima Marinho considerou “fundamental esta parceria”, pois irá “potenciar os acervos de arquitetura” que têm sido confiados à fundação.
Também Carlos Guimarães referiu que os espólios da Faculdade de Arquitectura servirão de “memória futura cuja relevância passa pelo tratamento e preservação”.
Por sua vez, Guilherme Pinto salientou que o protocolo hoje assinado “é mais um passo nesta caminhada”. “Não é só importante a obra física que estamos a fazer. É importante criarmos condições para que quando a Casa da Arquitectura estiver de portas abertas, o seu funcionamento seja eficaz. Esta parceria é um dos pilares onde vai assentar a Casa da Arquitectura”, disse o edil.
Depois da assinatura do protocolo seguiu-se uma visita à Real Vinícola, onde estão a decorrer as obras de reabilitação e adaptação das futuras instalações da Casa da Arquitectura.
Dezembro do próximo ano é a data apontada para a abertura ao público da Casa da Arquitectura.