Projeto foi apresentado na “Biennale” de Veneza
A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura vai abrir as portas no dia 16 de junho de 2017, em Matosinhos, com a inauguração da exposição “Poder Arquitectura”, comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho. A novidade foi anunciada em Veneza, Itália, na passada sexta-feira, durante a sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016.
A apresentação do projeto e do programa da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura foi feita pelo diretor executivo da instituição, Nuno Sampaio, numa sessão realizada na Aula Magna do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV). A cerimónia contou também com a participação dos comissários da exposição “Poder Arquitectura” e do responsável pelo programa paralelo à exposição, Roberto Cremascoli. Marcaram ainda presença, entre muitos outros convidados, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, do presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita, a diretora Geral da Artes, Paula Varanda, e o reitor da IUAV, Alberto Ferlenga.
"Estimamos que [o projeto] corra bem e que tenha vida longa. É importante", disse aos jornalistas, no final da sessão de apresentação, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, matosinhense e vencedor, em 1992, do prémio Pritzker, o mais importante galardão do mundo do arquitectura.
Com a Aula Magna da IUAV completamente cheia, tendo várias dezenas de pessoas ficado à porta, o diretor executivo da Casa da Arquitectura enfatizou a importância do projeto e o papel que o Centro Português de Arquitectura assumirá na defesa, debate, divulgação e valorização da arquitetura. “A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitetura contribuirá para que a arquitetura possa cada vez mais assumir o papel que lhe cabe no contexto nacional e internacional, valorizando o melhor da sua produção na melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida dos cidadãos, e relevando-a como recurso cultural estratégico de Portugal no Mundo e do Mundo em Portugal”, disse.
Durante a sessão foi ainda distribuído um jornal de apresentação do projeto da Casa da Arquitectura, em edição bilingue, bem como um vídeo promocional em que é possível perceber a dimensão do projeto que está a ser executado no quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. A apresentação da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura foi acompanhada por meios de comunicação nacionais e internacionais, tendo o jantar que se seguiu contado com a presença do presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, que sublinhou a profunda ligação de Portugal ao evento.
Refira-se ainda que a exposição “Poder Arquitetura”, que inaugurará o equipamento, apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo construído se ordena. Entre os projetos selecionados contam-se obras de, entre outros, Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Herzog & De Meuron, João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Michael Maltzan, Oving Architekten, Peter Soderman, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati, Vijitha Basnayake e Witherford Watson Mann.
Para além desta exposição, e do programa paralelo “Please Share”, que cruzará o debate sobre os poderes da arquitetura com outros domínios artísticos e com outras instituições nacionais e internacionais, foram ainda apresentadas as coleções “Arquitetura Portuguesa de 1974 a 1999 - 25 anos de Democracia em Portugal”, coordenada por João Belo Rodeia, e “Arquitetura Brasileira”, comissariada por Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.
A sessão da IUAV incluiu também um debate que juntou Álvaro Siza Vieira e Alberto Ferlenga, tendo Nuno Sampaio e Fernando Rocha participado na visita guiada ao pavilhão português na Bienal de Veneza, dedicado a projetos de habitação social de Álvaro Siza Vieira em Veneza, Berlim, Haia e Porto. A representação portuguesa na Bienal de Veneza foi organizada pela Direção Geral das Artes e pela Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli.
Outras notícias:
http://futurist--architecture.blogspot.pt/2016/11/casa-da-arquitectura-centro-portugues_25.html
http://www.dn.pt/artes/interior/quando-jose-pedro-croft-encontra-siza-5520456.html
http://www.dn.pt/artes/interior/uma-casa-da-arquitetura-para-todos-arquitetos-e-nao-so-5518576.html
https://www.publico.pt/2016/11/26/culturaipsilon/noticia/finalmente-siza-vai-terminar-o-edificio-da-giudecca-em-veneza-1752749
https://www.publico.pt/2016/11/25/culturaipsilon/noticia/portugal-foi-a-veneza-dizer-que-ja-tem-uma-casa-so-para-a-arquitectura-1752611
http://www.e-architect.co.uk/portugal/casa-da-arquitectura-centro-portugues-de-arquitectura
http://www.porto24.pt/cidade/casa-da-arquitetura-inaugurada-16-junho/
Veja o vídeo de apresentação da Casa da Arquitectura:
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
