Jovens “Mentores Digitais” envolvidos em projeto de voluntariado
Os alunos da turma 1 do 10.º ano da Escola Secundária João Gonçalves Zarco foram desafiados a participar no projeto “Mentores Digitais”, inserido no programa “Associ@r em Matosinhos”.
O objetivo é a capacitação e inclusão digital de pessoas seniores e/ou infoexcluídas, através do apoio de jovens voluntários.
Navegar nas redes sociais, fazer videochamadas, pesquisar na Internet, quer num telemóvel quer num tablet, são apenas algumas das coisas que os participantes aprendem com os seus “Mentores Digitais”, numa confraternização intergeracional.
O projeto é financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, após aprovação da candidatura, no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI) identificados no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, da Área Metropolitana do Porto (PACD-AMP).
O projeto “Mentores Digitais” irá percorrer, até 2025, as quatro uniões de freguesia. Serão quatro ações de capacitação digital por ano. Cada ação será composta por três sessões de duas horas de duração cada.
Nesta primeira fase, o grupo de 25 alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco participa nas ações de capacitação de utentes séniores de quatro instituições. São elas: Lar de Sant’Ana, Associação Vidas e Partilha, Universidade Sénior Florbela Espanca e CATI - Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta. No futuro, o projeto será alargado quer a outras turmas quer a outras instituições.