
O campo do Bairro dos Pescadores conta, desde hoje, dia 18 de Dezembro, com melhores condições para a prática desportiva.
O investimento, superior a 150 mil euros, incluiu a colocação de um relvado sintético, a montagem de balneários e torres de iluminação, a colocação de regra automática e de outros equipamentos desportivos.
O polidesportivo do Bairro dos Pescadores, sob a alçada da Matosinhos Sport, será utilizado pela Escola do Leixões “João Faneco”, pelo Grupo Desportivo Bairro dos Pescadores e Rancho Folclórico Infantil Vareirinhos de Matosinhos.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos sublinhou que, nos últimos cinco anos, foram investidos 25 milhões de euros em equipamentos desportivos, entre pavilhões, campos de futebol e piscinas.
Em breve estarão concluídas as obras dos campos de futebol de 7 e 11 em Leça da Palmeira, da Arroteia e do Lusitanos de Santa Cruz, num investimento da Autarquia a rondar os dois milhões de euros.
“O que faz falta em Matosinhos são recintos para a prática desportiva dos nossos jovens. O desporto é uma peça fundamental nas nossas vidas. O dinheiro que aqui investimos é de todos. Por isso, vamos continuar a fazer bem o que temos que fazer. Devemos isso aos cidadãos de Matosinhos. Hoje começam aqui a dar os primeiros passos, mas amanhã sairão grandes atletas do Bairro dos Pescadores”, referiu o Dr. Guilherme Pinto.
Presentes na cerimónia estiveram o Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, o Presidente da SAD do Leixões, Dr. Carlos Oliveira, e os presidentes de junta de freguesia de Guifões, Carmim Cabo, e da Senhora da Hora, Valentim Campos.
Para o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, “o desporto é um fenómeno de coesão social”. “O desporto é a única actividade onde não há distinções entre raças, credos ou classes. No campo desportivo só há os bons desportistas e os maus desportistas”, acrescentou.
O responsável na Autarquia pelo Pelouro do Desporto defendeu que, mesmo em tempo de crise, “temos que dar condições aos nossos jovens para praticarem desporto, porque eles não têm culpa nenhuma do que estamos a viver”. “Em Matosinhos não precisamos de referendos para saber o que a comunidade precisa. Não estamos aqui para nos servirmos, mas para servir a comunidade”, concluiu o Dr. Guilherme Aguiar.
Também o Secretário de Estado do Desporto frisou que, “se há coisa que faz falta em Portugal são instalações desportivas”. “Das obras que mais gosto são estas. Instalações desportivas modernas, simples, sem grandes luxos, mas integradas no tecido urbano. São equipamentos de baixo custo, mas com uma rentabilidade imensa. Este terreno estava devoluto há cerca de 10 anos. É um ganho enorme para a cidade e para os jovens”, disse o Dr. Laurentino Dias.
O Secretário de Estado do Desporto marcou ainda presença na cerimónia oficial que assinalou o Centenário do Centro Hípico do Porto e Matosinhos.

