Novos passadiços na Orla Costeira concluídos até ao início da época balnear.
A Câmara Municipal de Matosinhos vai criar uma ligação pedonal entre o Parque de Campismo e a Praia de Angeiras, na freguesia de Lavra. O objetivo é facilitar o acesso dos turistas à marginal, evitando os transtornos da circulação pelo interior da malha urbana, acentuados durante a época balnear.
O anúncio foi feito hoje, dia 4 de abril, pelo Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, que, juntamente com a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, assistiu ao início das obras de ligação da foz do Rio Onda aos Moinhos.
Integrada na requalificação da orla costeira, a empreitada, com um prazo de execução de um mês, no valor de cerca de 77 mil euros, envolve a implantação de um novo passadiço em madeira, com dois metros de largura, sistema de iluminação em LED’s.
Também o passadiço da Praia da Memória, em Perafita, uma obra com cerca de 15 anos, será totalmente substituído. As obras arrancaram hoje e têm um custo previsto de 136 mil euros. Ao longo dos próximos três meses, serão ainda colocadas plataformas de descanso nas imediações do Obelisco da Memória e outros equipamentos junto ao acesso à praia.
O prolongamento dos cerca de 12 quilómetros de passadiços na orla costeira faze parte de uma candidatura a fundos comunitários do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional- no valor de 2,3 milhões de euros. A candidatura envolve, além da consolidação das zonas verdes envolventes aos ribeiros e linhas de água, a construção de equipamentos desportivos para a prática da atividade física ao ar livre na orla costeira.
“Estamos na fase final da intervenção da orla costeira. Neste momento, o que está agora em curso são pormenores de qualificação”, adiantou o Dr. Guilherme Pinto.
O edil acrescentou que as obras de ligação do Nó de Angeiras da A28 à praia estarão concluídas a tempo da abertura da época balnear.