Presidente da Câmara deu as boas vindas às 16 delegações em cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, recebeu no sábado, dia 19 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho os representantes das 16 delegações que marcam presença no Campeonato da Europa de Basquetebol Sub 18 Femininos, a decorrer em Matosinhos.
Este foi um momento aproveitado pelas cerca de 40 pessoas oriundas de diferentes países da Europa de conhecer um pouco o edifício da autoria do Arqº Alcino Soutinho, com destaque para as linhas imponentes do Salão Nobre, onde foi servido um porto de honra. Manuel Fernandes, Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol, marcou presença nesta sessão, destacando a capacidade organizativa da Autarquia de Matosinhos, da Matosinhos Sport e dos clubes envolvidos (Guifões Sport Clube e clube de Basquete de Leça).
Robert Bald, Comissário Chefe, em representação da FIBA Europa, destacou não só a organização de todo o evento mas também a hospitalidade portuguesa, afirmando que todos se sentiram particularmente bem recebidos em Matosinhos.
O Presidente da Câmara fez as honras da casa e falou do concelho, do seu desenvolvimento, da gastronomia que faz do nosso peixe o “melhor peixe do mundo”, das praias, da orla costeira, mas também da importância que o desporto, federado ou informal, tem na comunidade envolvente. A Administradora da Matosinhos Sport, Engº Helena Vaz, marcou também presença nesta receção que decorreu nos Paços do Concelho.
Quanto ao Campeonato da Europa de Basquetebol Sub18 Femininos, propriamente dito, nas jornadas 2 e 3, depois da fantástica vitória no dia de abertura, Portugal somou 2 derrotas consecutivas contra a Itália (44-61) e – de forma dramática, nos últimos segundos – contra a República Checa, por 59-60.
Apesar disso, a Seleção Nacional continua em prova, defrontando hoje (21/7, 20h45) a campeã europeia, a Espanha, seguindo-se a Croácia (22/7, 20h45) e a Holanda (23/7, 20h45). Todos os jogos serão no Centro de Desportos e Congressos, que tem registado uma assistência média superior a 2000 pessoas, incansáveis no apoio a Portugal, algo que tem sido tomado pela Fiba Europe como um caso único de sucesso em toda a Europa, dado tratar-se de uma prova dos escalões jovens!