Meninas da seleção nacional encestam com as peixeiras do Mercado de Matosinhos.
Um cesto de peixe é um cesto de peixe (ou um cabaz). E um cesto de basquetebol é um cesto de basquetebol. Mas é provável que as coisas se misturem um pouco quando, na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, pelas 10h30, as atletas que vão representar Portugal no Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino Sub-16 se juntarem às peixeiras do Mercado Municipal de Matosinhos. Talvez as primeiras acabem a vender chicharros e as segundas sejam capazes de surpreendentes lançamentos de longa distância.
A iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol e da empresa municipal Matosinhos Sport visa divulgar a modalidade e o campeonato europeu que, pela terceira edição consecutiva (facto inédito na história desta competição), decorrerá em Matosinhos, entre os dias 13 e 23 de agosto. As melhores petingas do básquete feminino nacional vão, assim, interagir com as tradicionais vendedoras do melhor peixe do mundo, o World’s Best Fish. Será, para tal, instalada uma tabela de basquetebol no mercado, proporcionando um conjunto de brincadeiras que procurarão integrar a população no espirito do Campeonato da Europa.
O Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino Sub-16 será disputado por quatro grupos de 16 equipas. Para além da seleção portuguesa, estarão em competição as equipas nacionais de Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Bélgica, França, Croácia, Hungria, Alemanha, Turquia, República Checa, Rússia, Eslováquia, Letónia e Sérvia.