De 4 a 12 de julho, mais de 200 velejadores competem pelo título numa prova que decorrerá em Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e rio Douro.
Organizado pela Academia de Vela BBDOuro e pela Douro Marina, o Campeonato Europeu de 49er Porto 2015 conta com o apoio dos três municípios que compõem a Frente Atlântica do Porto.
De 4 a 12 de julho, mais de 200 velejadores de nacionalidades diferentes distribuídas por três categorias diferentes (49er- masculino, 49erFX- feminino, Open) competem pelo título europeu em quatro campos de regata. Mas, para alguns países, este campeonato servirá de prova de seleção para as tripulações que irão marcar presença, no próximo ano, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A embarcação 49er (de 4,90 m), uma das mais rápidas da frota olímpica, é composta por dois velejadores e utiliza três velas com dimensões diferentes. Em condições extremas de vento, estas embarcações conseguem atingir os 50 km/h.
Esta manhã, na Douro Marina, na apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos deu a conhecer a sua satisfação pelo “retorno ao mar” com “uma prova com enquadramentos fabulosos”. “Temos uma costa fabulosa. É com eventos desta natureza que vamos crescer. A campanha que lançamos em Matosinhos – Wold’s Best Fish- serve também para a Frente Atlântica”, disse.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, antigo atleta do Clube de Vela do Porto, destacou a “oportunidade única para relançar os desportos náuticos, principalmente a vela”, pois “é um desporto com larga tradição em Portugal com medalhas olímpicas desde 1960”.
Também o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia considerou que este evento “é a demonstração que esta escala de mais de um milhão de pessoas pode ser um motor de desenvolvimento da região”. Eduardo Vítor Rodrigues defendeu que “é preciso alimentar o sector do turismo como atividade económica”.
A equipa portuguesa- Jorge Lima e José Costa, presença constante nas principais provas internacionais da classe, ocupa o 14º lugar do ranking mundial. A dupla de velejadores marcou presença na Douro Marina e anunciou que irá lutar pelo pódio neste campeonato europeu.
Presentes estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.