Livro científico integra projeto de Valorização do Caminho Português da Costa do qual o município de Matosinhos faz parte
“Caminho Português da Costa, Estudos” é um livro científico que reúne artigos de seis autores portugueses – Carlos Brochado de Almeida, Ivone Baptista de Magalhães, Aurora Botão Rego, Deolinda Carneiro, Álvaro Campelo e José Augusto Maia Marques.
Entre os vários temas abordados na obra destaque para a formação do sistema viário antigo, problemáticas turísticas, os sistemas de travessias fluviais, registos históricos indiretos de peregrinos e a imaginária religiosa associada ao caminho.
A apresentação do livro teve lugar no dia 2 de maio, no Castelo de Cerveira, e contou com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
A publicação deste livro insere-se nos objetivos da candidatura de “Valorização do Caminho Português da Costa- Caminhos de Santiago que Matosinhos e outros nove municípios da região apresentaram ao programa Norte 2020.
A candidatura, no valor de 1,6 milhões de euros, prevê uma taxa de financiamento de 85%.
Com esta candidatura, os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença pretendem o reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário Cultural Europeu de peregrinação a Santiago e, mais tarde, como Património Mundial da UNESCO.