Já está online o site intermunicipal que disponibiliza informação sobre o traçado em cada um dos municípios e os contactos úteis ao peregrino.
![]()
A promoção e revitalização do Caminho Português da Costa, um dos percursos mais usados pelos peregrinos de Santiago de Compostela, estiveram em destaque, no passado dia 6 de fevereiro, numa reunião de trabalho na Câmara Municipal de Matosinhos.
![]()
Um dos eixos mais importantes de ligação à Galiza principalmente a partir da do século XVI, este itinerário era utilizado pelas populações do litoral e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Aliás, este itinerário terá sido percorrido pelo rei D. Manuel I, no século XVI, durante a sua peregrinação a Santiago de Compostela. Liga os concelhos da orla marítima a partir do Porto, passando pelo território do concelho de Matosinhos, com uma distância de 135,65 km, podendo-se fazer a entrada na Galiza por Caminha – La Guardia, Vila Nova de Cerveira – Goian ou Valença – Tui.
No Concelho de Matosinhos, o Caminho Português da Costa segue o traçado de uma antiga via de origem romana que ligava o Porto a Vila do Conde, passando pelo cruzeiro do século XVII do Padrão da Légua, pelo largo e igreja de Santiago de Custóias e pela ponte medieval de Goimil, junto a Esposade de Baixo. A partir do Mosteiro de Leça do Balio, que ao longo de vários séculos serviu também como uma casa de acolhimento de peregrinos a Santiago de Compostela, será também possível aceder ao caminho de interesse histórico-cultural. Matosinhos reafirma assim a sua importância nas antigas rotas de peregrinação jacobeia a que está profundamente ligado como o demonstra a sua lenda fundacional de “Cayo Carpo, o Cavaleiro das Conchas” que consta do conhecido livro do século XII, que se encontra na Catedral de Santiago de Compostela,“Codex Calixtinus” e que narra o encontro miraculoso deste cavaleiro com o apóstolo Santiago ocorrido precisamente junto à praia de Matosinhos. Os responsáveis da área do turismo de dez municípios da zona litoral entre Douro e Minho – Matosinhos, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde, Maia, Vila Nova de Cerveira, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha e Valença, encetaram esforços para definir uma estratégia de investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
Uma das novidades da reunião de trabalho foi o lançamento de um site sobre o Caminho Português da Costa para Santiago. Disponível em http://caminhodacosta.wix.com/caminhodacosta, esta ferramenta fornece informação escrita e fotográfica sobre o traçado em cada um dos municípios integrantes deste projeto, bem como disponibiliza os contactos potencialmente úteis ao peregrino.
Em breve será lançado um mapa geral com o Caminho Português da Costa para Santiago, com a identificação do traçado por etapas, a indicação de alguns locais a visitar, albergues e outras opções de alojamento, restaurantes com o “menu de peregrino”, entre outras novidades.
![]()
