Edifício do século XVII integra lista de património cultural e imóvel de Leça da Palmeira em vias de classificação.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou hoje, dia 1 de Fevereiro, o centro histórico de Leça da Palmeira, com o intuito de avaliar os edifícios que estão sob proposta de classificação do património cultural e imóvel.
Conjuntos urbanos, rurais e industriais, arquitetura civil, monumentos, áreas com potencialidades arqueológicas, são alguns dos cerca de 80 bens imóveis em vias de classificação, entre os quais se encontra a Casa da Campanuda.
Edifício do século XVII, possui uma belíssima fachada em cantaria, e integrava o casario antigo da Rua do Espírito Santo (atualmente designada como Pinto de Araújo), nas proximidades da ponte de pedra, conhecida como a ponte dos 19 arcos e ainda da Capela das Necessidades, tendo sido demolida para a construção do Porto de Leixões.
Segundo a documentação existente, a Casa da Campanuda serviu de quartel do general Junot aquando as Invasões franceses durante as lutas liberais de 1832/34, entre D. Miguel e D. Pedro.
Apesar o seu valor histórico, é um dos edifícios em avançado estado de degradação que necessita de obras urgentes. A Câmara Municipal de Matosinhos encetou esforços para negociar com o proprietário uma eventual aquisição do imóvel para que possa ser recuperado. Aliás, o Dr. Guilherme Pinto salientou na visita, na qual esteve presente o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a importância de aproveitar o futuro quadro comunitário de apoio para o financiamento dos projetos de recuperação do casco urbano.
O registo dos bens imóveis classificados de interesse municipal, nacional e público constitui um instrumento fundamental na elaboração do Plano Diretor Municipal, nomeadamente na regulamentação das operações urbanísticas de forma a assegurar a preservação da estrutura patrimonial.
A classificação dos bens imóveis de interessem municipal compete à Câmara Municipal.
Já a classificação dos bens imóveis de interesse público e de interesse nacional compete à Secretaria de Estado da Cultura.