Boas práticas ao nível dos Recursos Humanos da Autarquia com reconhecimento a nível nacional.
A Câmara Municipal de Matosinhos foi distinguida com o Prémio Agostinho Roseta, na categoria de Boas Práticas, pelo projeto “Equipa de Prevenção e Reintegração Profissional”.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador dos Recursos Humanos, Prof. Correia Pinto, ficaram visivelmente satisfeitos com este reconhecimento a nível nacional pelas boas práticas que a Autarquia faz questão de implementar no dia-a-dia nas mais variadas áreas. “Toda a equipa merece este prémio pelo trabalho que se tem desenvolvido, um trabalho de equipa onde se destaca a criatividade, a responsabilidade social e a constante preocupação em fazer bem, em ativar a cidadania no interior da instituição. Para a Câmara Municipal de Matosinhos, os Recursos Humanos são uma área fundamental quer pela prioridade que têm junto da Administração, quer pela forma como se procura implementar melhorias, desenvolver novos projectos e fomentar boas práticas aos mais diversos níveis”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
Para homenagear Agostinho Roseta, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, decidiu criar um prémio com o nome do sindicalista, que simboliza uma cultura de abertura ao diálogo social e de luta pela participação dos trabalhadores nas empresas.
O Prémio Agostinho Roseta destina-se, assim, a homenagear as pessoas singulares e colectivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de boas práticas em domínios relevantes para a melhoria e dignificação do trabalho; a melhoria das condições em que o trabalho é prestado; o incremento do diálogo social ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias.
Tal como explicou o presidente do Júri, Dr. Eduardo Graça, a deliberação “foi pautada pela dimensão das melhorais ou benefícios diretos para as relações laborais e para as condições de trabalho decorrentes do desenvolvimento das boas práticas”.
A Câmara Municipal de Matosinhos foi distinguida com este galardão em exequo com outro projeto de Igualdade e Conciliação Trabalho/Família de Joaquim José Louro Pereira.