29.11.11
Edifício, na Senhora da Hora, serve, nas várias valências, cerca de 300 pessoas.
Cedido pela Câmara Municipal de Matosinhos em 1977 à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), o imóvel necessitava urgentemente de obras de conservação e remodelação.
A APPACDM, fundada em 1953 pelo Dr. Leonardo Coimbra, inicialmente denominada Associação Portuguesa Contra a Crueldade e o Abandono, sofreu alterações ao longo dos anos. De Unidade Educacional a Lar Residencial da Senhora da Hora, actualmente a APPACDM dispõe de Centro de Actividades Ocupacionais (20 utentes), Unidade de Intervenção, ATL- Actividades de Tempos Livres, Lar Residencial (18), Gabinete de Apoio Psicológico, Gabinete de Apoio Jurídico, Consultório de Psiquiatria, valências que abrangem cerca de 300 pessoas, entre utentes e familiares a quem é prestada assistência.
A presidente da instituição, Olívia Assunção, lembrou que, “apesar dos parcos recursos, por alteração da legislação”, a APPACDM da Senhora da Hora “perdeu mais de 300 mil euros” de apoios que recebia do Estado. “Eu sei que é na crise que as pessoas se renovam, mas, com menos recursos, fazer o mesmo ou melhor, não é fácil. Desde 1 de Outubro deste ano, estamos a pagar a taxa de IVA do gás e da electricidade a 23%, como qualquer empresa que dá lucro. Não faz sentido”, desabafou.
Sensível a estas preocupações, e reconhecendo o trabalho desenvolvido pela APPACDM no apoio às famílias e na sensibilização da comunidade para as questões da deficiência, a Câmara Municipal de Matosinhos apoiou a intervenção no imóvel, com um financiamento de 150 mil euros.
O Presidente da Autarquia visitou hoje, dia 29 de Novembro, as instalações da instituição e sublinhou que “estes investimentos, nos tempos que correm, não são muito frequentes”. “Matosinhos tem uma tradição na área da solidariedade que está a crescer. Esta obra simboliza o que estamos a fazer no Concelho que é recuperar as instalações que temos em vez de estarmos sempre a construir de novo. Neste caso, houve um aproveitamento integral do edifício”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
As obras de conservação e remodelação permitiram eliminar as barreiras arquitectónicas no interior do edifício e no exterior ajardinado, melhorar as condições de conforto na generalidade do edifício e em particular nos quartos de dormir e de banho, instalar painéis solares para aquecimento da água para os banhos, remodelar a cozinha e a lavandaria (dotando-as dos requisitos actuais de higiene e segurança), e ainda criar um espaço para os colaboradores.
A inauguração das instalações da APPACDM, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e responsável pelo pelouro da Acção Social, e do presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos.
Conteúdo atualizado em29 de novembro de 2011às 17:55
