Mais rapidez e eficiência no serviço, menos poluição, maior valor acrescentado para a economia e para o turismo. O vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, resumiu deste modo o espírito do protocolo que a autarquia e a cooperativa de táxis do concelho de Matosinhos, Matocooper, ontem assinaram. O documento prevê a modernização, para já, da operação de 87 dos 92 carros de aluguer de Matosinhos.
O novo sistema a ser instalado nos táxis consta de uma central de radiotáxis com servidor de despacho local que permite ter acesso permanente à localização da frota. Nos veículos será instalado um tablet que, para além de efetuar a comunicação com a central, promoverá os pontos e eventos com interesse turístico do concelho. Na prática, o sistema permitirá o encaminhamento automático e imediato do táxi mais próximo do ponto de chamada, existindo a possibilidade de o serviço ser ativado por uma simples aplicação nos telemóveis dos clientes.
Com o fito de assegurar uma oferta de transportes altamente eficiente e organizada, a Câmara Municipal de Matosinhos comparticipa com 38.450 euros a instalação deste sistema, apoio que, reconheceu Raul Monteiro, presidente da direção da Matocooper, excedeu as expetativas da associação. Na cerimónia de assinatura do protocolo, ontem aprovado em reunião do executivo, esteve ainda presente o vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, que salientou a importância da modernização da frota de táxis do concelho para a resposta eficaz a novas realidades como a chegada de cada vez mais navios de cruzeiro do Porto de Leixões.
O serviço agora contratualizado funcionará ainda em rede com os restaurantes de Matosinhos, sector económico considerado de importância máxima para o concelho, acrescentando-lhe qualidade e eficiência no tratamento do cliente e do turista pela rapidez com que os pedidos de transporte podem ser tratados. Para além da melhoria significativa do serviço de táxis junto dos utilizadores, será também possível efetuar a caracterização das rotas mais frequentes, permitindo a identificação de rotinas, práticas e hábitos dos utilizadores, sendo esta informação determinante para criação de respostas adequadas ao nível da economia local e turismo.