A Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitectura (ACA) aprovou ontem, quarta-feira, a entrada das câmaras municipais do Porto e de Gaia na administração da ACA. As duas autarquias serão representadas, respetivamente, pelos vereadores Paulo Cunha e Silva e Valentim Miranda.
A entrada das duas câmaras na ACA corresponde a uma estratégia de afirmação do projeto da Casa da Arquitectura, cuja concretização está já em marcha. As obras no antigo edifício da Real Vinícola estão a decorrer desde o mês de Maio, procedendo-se atualmente às demolições necessárias no interior do quarteirão.
O presidente da ACA, Guilherme Pinto, considera que a entrada das duas autarquias constitui uma importante mais valia para o projeto, cujo acervo conta, desde já, com obras dos três prémios Pritzker de língua portuguesa, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
A Casa da Arquitectura, recorde-se, coorganizou, com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, o evento Open House Porto, no qual participaram cerca de onze mil pessoas, que visitaram edifícios icónicos do Porto, Matosinhos e Gaia.