Decorreu na Culturgest em Lisboa, nos dias 21 e 22 de maio de 2014, o 12º Encontro de Utilizadores Esri Portugal sob o lema “SIG: Factor Decisivo de Mudança”, tendo sido a Câmara Municipal de Matosinhos distinguida com o prémio para Melhor Projeto SIG 2013, atribuído ao Projeto “Sistema de Gestão e Informação Ambiental de Matosinhos”, que foi recebido pela Sr.ª Vereadora do Pelouro do Ambiente, Dra. Joana Felício.
No decorrer do Encontro e na Sessão Plenária a Câmara apresentou uma comunicação intitulada “O SIG como factor de mudança da Câmara Municipal de Matosinhos”, pela Dr.ª Elsa Severino Diretora do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico.
No segundo dia do Encontro e no decorrer das Sessões Paralelas foi apresentado o projeto “Sistema de Gestão e Informação Ambiental de Matosinhos” pelo Departamento de Ambiente e Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico.
Refira-se por último que além do prémio nacional Projeto SIG 2013, o “Sistema de Gestão e Informação Ambiental de Matosinhos” foi distinguido com o prémio Special Achievement in GIS (2014), atribuído a nível mundial, tendo-se destacado dos cerca de cem mil projetos concorrentes. O prémio será entregue no decorrer da “2014 Esri International User Conference” que se realizará no próximo mês de julho na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
O projeto “Sistema de Gestão e Informação Ambiental de Matosinhos”, cofinanciado pelo QREN no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Eixo Prioritário III (Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial), pretende reunir e produzir dados para uma matriz de indicadores do estado/qualidade ambiental, visando promover a conservação e valorização dos espaços naturais através do desenvolvimento de um sistema de informação e monitorização ambiental, que sirva de fundamento para planos e projetos de valorização dos espaços classificados. O Sistema de Gestão e Informação Ambiental, na base do SIG (Sistema de Informação Geográfica) foi desenvolvido na componente tecnológica com a colaboração da ESRI Portugal.