23.12.11
Termina hoje, dia 23 de Dezembro, mais uma edição da Feira de Artesanato de Matosinhos.
A FAMA é uma iniciativa de grande sucesso que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, com sede em Matosinhos, e que se realiza no Natal e nas Festas do Senhor de Matosinhos.
O artesanato, considerado um motor de desenvolvimento a várias escalas, é hoje oficialmente reconhecido pelo seu enorme potencial e pela visibilidade dos seus impactos, directos e indirectos, na economia local. No artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região e pela hipótese de contribuir para o reforço da capacidade de atracção do território e, ao mesmo tempo alargando o seu potencial turístico.
A pensar no contributo que os artesãos dão à economia, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu, mais uma vez, distinções aos melhores stands.
O primeiro prémio foi para Maria Virgínia Amaro, uma artesã de Coimbra, especializada em arte sacra barroca. Graças ao seu stand, com figuras religiosas feitas em marfinite, foi contemplada com uma inscrição gratuita na próxima edição da Feira de Artesanato de Matosinhos.
O Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, entregou ainda duas menções honrosas. Uma foi para o stand de Maria Irene Rodrigues Pereira e à sua tradicional olaria de Barcelos, outra foi para Santa Combadão, para o stand de Maria Isabel Rodrigues Gomes, com os bonecos contadores de histórias. Além dos diplomas, os artesãos foram presenteados com o livro do centenário de Fernando Pinto de Oliveira, da autoria do Dr. Magalhães Pinto.
Se procura presentes originais, diferentes, até personalizados, então ainda está a tempo de visitar os mais de 100 stands representativos de todas as regiões do país. Calçado, acessórios de moda e peças decorativas em couro, trabalhos em arame, trabalhos em raízes e galhos de árvores, peças decorativas, peças de mobiliário, brinquedos, jogos e quebra-cabeças em madeira, louças típicas de Fornos de Algodres e de Alcobaça, rendas de file, bordados típicos de várias regiões do país, passadeiras feitas em tear, vidros, filigrana, peças decorativas e utilitárias em ardósia, mármore e calcário, brinquedos tradicionais em madeira e em chapa, cerâmica figurativa, arte sacra, são alguns dos produtos que poderá encontrar na FAMA.
Quem preferir enriquecer a sua mesa de Natal na noite da Consoada, pode levar para casa iguarias como os jesuítas e limonetes de Santo Tirso, o Pão-de-Ló de Ovar, a poncha da Madeira, às alheiras de Mirandela, o presunto de Chaves ou a ginjinha em copos de chocolate de Óbidos.
Considerada um marco nas feiras nacionais de artesanato, a FAMA está aberta ao público até às 19h30. Se tiver oportunidade, visite a “Tenda Social”, um espaço onde estão representadas 15 associações ou instituições de solidariedade social, com as suas vendas de Natal.
Conteúdo atualizado em23 de dezembro de 2011às 12:21
