Dois melhores alunos de cada uma das seis escolas secundárias do concelho vão receber prémio de mérito.
Na sexta-feira, dia 30 de Setembro, decorreram as cerimónias de atribuição dos prémios escolares em diversos estabelecimentos de ensino. Contudo, a decisão do Ministério da Educação em suspender a entrega dos prémios individuais de 500 euros aos melhores dois alunos das escolas secundárias do país, canalizando essas verbas para a aquisição de materiais ou para o desenvolvimento de projectos sociais nas escolas, cuja escolha da iniciativa a apoiar fica ao cargo do aluno premiado, apanhou de surpresa a comunidade escolar.
A atribuição deste prémio visa reconhecer o desempenho e mérito escolar e foi, sem dúvida, um excelente incentivo a largas dezenas de alunos do nosso país.
Tendo em conta que ao longo do ano lectivo que terminou foram criadas expectativas em cada aluno e que a decisão surgiu a escassos dias das cerimónias de entrega dos prémios, o que causou grande consternação no meio escolar, quer junto dos responsáveis das escolas quer, principalmente, junto dos alunos premiados, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu atribuir o prémio de 500 euros aos dois melhores alunos da cada uma das seis escolas secundárias do concelho.
Deste modo, a Câmara e as Juntas de Freguesia onde estão inseridas as escolas (Custóias, S. Mamede de Infesta, Senhora da Hora, Matosinhos e Leça da Palmeira) substituem-se ao Ministério da Educação e vêm repor alguma justiça nesta iniciativa que visa, acima de tudo, premiar o mérito, sobretudo num momento particularmente difícil como este que vivemos e que faz com que muitos dos alunos contem com esta verba para suportar as despesas de frequência do ensino superior.