Mais de 50 arruamentos estão a ser alvo de intervenção no valor de seis milhões de euros.
Até ao final do ano, a Rua Santos Dias, uma das mais problemáticas de S. Mamede de Infesta, estará completamente requalificação. A proximidade de escolas, catequese e igreja dificulta diariamente a circulação quer de peões quer de automóveis naquela artéria. Como tal, a Câmara Municipal de Matosinhos, respondendo a um apelo da Junta de Freguesia, avançou para o reperfilamento da rua, criando passeios e baías de estacionamento.
“Essa foi uma das principais razões para esta intervenção”, explicou o Presidente da Câmara Municipal que, juntamente com o Vereador do Espaço Urbano, Prof. António Correia Pinto, e o presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, visitou hoje, dia 10 de Setembro, a Rua Santos Dias, para assinalar o início da obra.
A Rua Santos Dias, que liga as ruas Sá e Melo e Henrique Bravo, terá uma faixa de rodagem com 3.40m de largura com acabamento em tapete betuminoso, baía de estacionamento de 2.00 m em cubo de 11cm, para automóveis, e passeios em slurry com largura variável de ambos os lados da via. Estão igualmente previstas passadeiras para atravessamento de peões, sendo o passeio rebaixado nesses locais. O valor da empreitada ronda os 150 mil euros.
Aproveitando o início do ano letivo, também a zona envolvente à EB do Padrão da Légua, junto à Avenida Xanana Gusmão, entre a Rua Dr. Frei Luis Álvaro de Távora e Travessa Central do Seixo, será melhorada. Em finais de outubro, terá passeios e baías de estacionamento com 27 lugares.
O novo arruamento com uma extensão de 120 metros terá uma faixa de rodagem com 6.50m de largura com acabamento em tapete betuminoso, baía de estacionamento de 5.00 m em cubo de 11cm, para automóveis e motociclos, ecoponto e passeios em slurry com largura de 3.20 m de um dos lados da via sendo o outro separado do terreno por uma guia com espelho 0.12m. Está ainda prevista a colocação de passadeiras para atravessamento de peões, sendo o passeio rebaixado nesses locais. A obra tem um custo de 100 mil euros.
Estas duas novas ruas fazem parte de um pacote global de obras de beneficiação de infraestruturas no Concelho num investimento de seis milhões de euros por parte da autarquia.