Com o objectivo de promover hábitos alimentares saudáveis junto das populações mais jovens, a Câmara Municipal de Matosinhos, no decorrer do presente ano lectivo, irá implementar o «Regime de Fruta Escolar» em todas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância.
Com o objectivo de promover hábitos alimentares saudáveis junto das populações mais jovens, a Câmara Municipal de Matosinhos, no decorrer do presente ano lectivo, irá implementar o Regime de Fruta Escolar em todas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância.
O «Regime de Fruta Escolar» prevê a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas, duas vezes por semana, a todos os alunos do 1.º ciclo. No entanto, consciente da importância desta medida para a saúde de todas as crianças, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu alargar esta distribuição a todos os jardins-de-infância do Concelho, procurando, desta forma, aumentar o número de crianças que beneficiarão da inclusão destes alimentos nas suas merendas e incentivar o consumo de fruta e hortícolas, em idades ainda mais precoces.
A degradação dos padrões alimentares dos mais novos e o desenvolvimento de doenças graves, como a obesidade e a diabetes, reforçam a necessidade de se actuar, mais rapidamente, junto das crianças.
A implementação deste Regime irá abranger, assim, cerca de 6100 alunos do 1.º ciclo e 1600 crianças dos jardins-de-infância.
Esta medida enquadra-se nas orientações emanadas pela União Europeia, no que respeita à distribuição de fruta e hortícolas nas escolas e encontra-se descrita na Portaria n.º 1242/2009 de 12 de Outubro.