Reconhecimento do trabalho da Autarquia com o segundo lugar a nível nacional na categoria “O Melhor Munícipio para Estudar”.
O Projecto SIM – Sucesso Inclusivo em Matosinhos valeu à Câmara Municipal de Matosinhos o segundo lugar a nível nacional na categoria “O melhor município para estudar”. A Cerimónia da Entrega dos Prémios Ensino do Futuro 2010/2011, que contou com a presença do Vereador da Educação de Matosinhos, Prof. Correia Pinto, decorreu hoje, dia 14 de Novembro, pelas 15 horas, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa.
"Ensino do Futuro - Escolas para o Século XXI" é uma iniciativa que visa reconhecer as melhores práticas no ensino em Portugal.
Uma das ações que contempla intitula-se “Prémios de Reconhecimento à Educação” e apresenta como objetivo distinguir e galardoar entidades educativas e formativas cuja atuação se destaque ao nível do contributo que prestam junto e para a comunidade educativa, nomeadamente ao nível do ensino regular, de projetos específicos no âmbito da formação profissional e de situações de envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar.
Estes prémios abrangem diferentes categorias, sendo uma delas “O melhor município para estudar”, que se relaciona com a existência de projetos de excelência desenvolvidos pelos municípios com vista a melhorar as condições de estudo dos seus alunos.
A Câmara Municipal de Matosinhos candidatou-se aos Prémios de Reconhecimento à Educação e, com o projeto SIM - Sucesso Inclusivo em Matosinhos” ficou classificado em segundo lugar, a nível nacional, na categoria “O melhor município para estudar”. A designação assumida pela autarquia para o projeto apresentado consubstancia-se no desafio de promover o sucesso escolar precocemente e de modo inclusivo. O projeto SIM assenta a sua atuação em três principais linhas que, como numa pirâmide, vão suportando a execução de desafios mais complexos: organização das condições físicas, avaliação de necessidades e implementação de projetos e atividades de promoção pessoal e de cidadania, que contemplem os diferentes contextos em que as crianças se inserem: escola e família.
O segundo lugar obtido nestes prémios permite dar mais visibilidade ao contributo que a autarquia tem vindo a prestar na consolidação de boas práticas na área da Educação.