Sistema de Gestão e Informação Ambiental de Matosinhos recebeu o prémio Special Achievemente in GIS.
O Sistema de Gestão e Informação Ambiental dos Espaços Classificados do Concelho de Matosinhos foi distinguido com o prémio Special Achievement in GIS (2014), atribuído a nível mundial, tendo-se destacado dos cerca de cem mil projetos concorrentes. O prémio será entregue no decorrer da “2014 Esri International User Conference” que se realizará no próximo mês de Julho na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
O Sistema de Gestão e Informação Ambiental, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Eixo Prioritário III (Valorização e Qualificação Ambiental), tem como objetivo essencial a conservação e valorização dos espaços naturais.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, ficou satisfeito com este reconhecimento a nível mundial da excelência do trabalho desenvolvido pela Autarquia a este nível. O projeto baseia-se em duas principais componentes: uma infraestrutural, que envolve a intervenção conservativa em espaços naturais, e uma imaterial, que inclui a instalação de um Sistema de Gestão e Informação Ambiental, na base tecnológica do Sistema de Informação Geográfica (SIG) Municipal.
Trata-se de uma plataforma online onde estão concentradas todas as informações relativas aos dados ambientais de todo o concelho, permitindo criar uma visão e compreensão holística sobre o território do concelho de Matosinhos, tendo por base oito áreas temáticas: Água, Ar, Biodiversidade, Energia, Solos e Paisagem, Resíduos, Ruído e Educação Ambiental.
Por estar assente no SIG Municipal, a plataforma permite gerar indicadores que são dependentes da localização geográfica. É possível obter dados em tempo real das diferentes estações de monitorização instaladas pelo concelho e detetar eventuais problemas no momento em que acontecem, possibilitando uma intervenção mais rápida e eficaz e com consequências menores para o ambiente e para as populações.
A valorização e qualificação ambiental e territorial do concelho de Matosinhos passa a estar suportada num modelo de gestão integrador, dinâmico e tecnologicamente evoluído que permite a permanente disponibilização de informação sobre as várias componentes ambientais, contribuindo assim, para a monitorização permanente e objetiva das consequências associadas a uma tomada de decisão.
O projeto envolveu parceiros ligados à componente tecnológica - ESRI Portugal - e à componente ambiental - IrRADIARE, Instituto Electrotécnico Português, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.