Moradores do lugar das Carvalhas vão ter um melhor acesso ao Metro
Os moradores do lugar das Carvalhas, em Custóias, vão passar a contar em breve com uma ligação pedonal à Estação de Metro de Esposade.
Atualmente, o acesso é feito de uma forma pouco segura e, para muitos dos utentes, traduz-se num percurso de mais de um quilómetro pela linha férrea.
Face às dificuldades de mobilidade e à escassez de transportes públicos naquela zona, a Câmara Municipal de Matosinhos aprovou por unanimidade, na passada terça-feira, em reunião pública do Executivo, a construção da ligação pedonal da Estação de Metro de Esposade ao lugar das Carvalhas.
A Metro do Porto está já a desenvolver os estudos de viabilidade que a autarquia elaborou, para projeto de execução. Dos 600m que separam a estação de metro de Esposade ao início do lugar das Carvalhas, apenas 365m serão alvo de execução de percurso pedonal, uma vez que os outros 235m já foram executados como restabelecimento da via (até à passagem superior), no âmbito da implementação do sistema de metro ligeiro em Matosinhos. O troço já executado possui iluminação pública e pavimento.
A obra, no valor de 150 mil euros, será suportada pela Câmara Municipal de Matosinhos (2 terços) e pela Metro do Porto (um terço).