Funcionários aposentados no ano de 2012 foram homenageados na cerimónia comemorativa do 25 de abril.
“Tenho a honra de homenagear pessoas que fizeram a diferença na vida dos cidadãos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos na cerimónia comemorativa do 25 de abril.
No 39º aniversário da Revolução dos Cravos, a Autarquia atribuiu duas Medalhas de Honra e cinco de Mérito a diferentes individualidades com fortes ligações ao Concelho de Matosinhos: Major General Alfredo Correia de Mansilha Assunção; José Silva Peneda; Maria de Lurdes Rodrigues; Carlos Manuel Duarte Oliveira; Joaquim Rocha dos Santos; José Manuel Duarte Vieira; Manuel de Oliveira Marques.

O Major General Alfredo Correia de Mansilha Assunção recebeu a Medalha de Mérito Dourada, atribuída já em 2004. Vereador pela Associação Narciso Miranda Matosinhos Sempre, vive na Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, desde 1975. É licenciado pela Academia Militar (Curso de Cavalaria). Na Escola Prática de Cavalaria fez parte do grupo de militares que derrubou o regime ditatorial em 25 de Abril de 1974. Na altura Tenente, foi adjunto de Salgueiro Maia.
Por sua vez, a José Silva Peneda foi entregue a Medalha de Honra (Ouro) e o Título de Cidadão Honorário. Agraciado a 8 de Junho de 2010 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, este mamedense é reconhecido pelo seu trabalho em prol das regiões e do país. É pela importância do seu nome para Matosinhos e, em particular, para a freguesia de S. Mamede de Infesta que o concelho se orgulha de ter entre os seus um gestor brilhante, um político que deixa para as gerações vindouras um exemplo a seguir na forma como construiu a sua carreira e um homem de convicções que deixa uma marca indelével em cada percurso que faz.
Também Maria de Lurdes Rodrigues foi agraciada com a Medalha de Honra (Ouro) e o Título de Cidadã Honorária. Foi Ministra da Educação do XVII Governo Constitucional, tendo-se destacado pelas reformas que corajosamente assumiu em prol da Educação em Portugal. Foi sob o impulso de Maria de Lurdes Rodrigues que o município de Matosinhos, fruto da sua aposta centrada na Educação, concluiu algumas das mais importantes obras nas escolas e medidas de impacto na comunidade escolar como a introdução das atividades extra curriculares no ensino Básico, ou o alargamento da escola a tempo inteiro em todos os estabelecimentos de ensino. Maria de Lurdes Rodrigues apoiou e incentivou, de forma decisiva, a requalificação do parque escolar em Matosinhos.
A Carlos Manuel Duarte Oliveira foi atribuída a Medalha de Mérito Dourada. Membro da Comissão Diretiva do ON.2 – “O Novo Norte”, o Programa Operacional Regional do Norte, tem demonstrado uma rara sensibilidade na relação institucional que mantém com a Câmara de Matosinhos, posicionando-se sempre como parceiro interessado no desenvolvimento do Município, especialmente no apoio dado para a implementação da estratégia de desenvolvimento definida para o litoral do concelho, destacando-se a operação “Valorização da Orla Costeira do Concelho de Matosinhos”, e a regeneração urbana com as operações integradas no plano de ação “Marginal Atlântica”.
A mesma distinção foi entregue a Joaquim Rocha dos Santos. Nasceu em Leça da Palmeira e participou ativamente na construção e sedimentação dos alicerces básicos de Matosinhos, sendo parte integrante da vitória que foi a elevação de Matosinhos a cidade, respondendo ao justo e merecido anseio da sua população.
Também Manuel Oliveira Marques recebeu das mãos do Dr. Guilherme Pinto a Medalha de Mérito Dourada. Em Matosinhos, a ação de Oliveira Marques foi fundamental no desenvolvimento do Metro de Superfície, um projeto cujo impacto ultrapassa a dimensão regional e se afirma como uma das obras mais significativas da última década na região norte. “Quando muitos duvidaram, o empenho e a vontade de alguns trouxe até nós o mais moderno e ambientalmente integrado modelo de transporte urbano”.
A Câmara Municipal de Matosinhos homenageou, também, na sessão solene José Manuel Duarte Vieira, atribuindo-lhe, a título póstumo, a Medalha de Mérito Dourada. O Presidente da Comissão da CCDR-N e da Comissão Diretiva do “ON.2 – O Novo Norte”, Duarte Vieira, faleceu no dia 14 de fevereiro de 2013, vítima de doença prolongada. Teve um papel crucial para Matosinhos no desenvolvimento do Metro de Superfície. Encontrar formas de transporte rápidas que permitissem um elevado nível de mobilidade entre centros urbanos, constituiu um dos grandes desafios a que o núcleo de Municípios da Área Metropolitana do Porto decidiram dar resposta, com a construção da linha do Metro de Superfície. Dentre muitas, destacam-se ainda as suas qualidades humanas, o seu sentido de responsabilidade a sua atitude de cooperação no exercício das suas funções.
Maria de Lurdes Rodrigues discursou em representação de todos os cidadãos distinguidos pela Câmara Municipal de Matosinhos e frisou “os muitos progressos conseguidos depois do 25 de abril”. “Hoje devemos celebrar esses progressos. Hoje vivemos um momento de pessimismo. O 25 de abril permitiu a paz, a liberdade, a democracia e o estado social. Não nos foram dados, mas conseguidos com muito esforço. O nosso país é hoje mais moderno e mais justo para as mulheres, para os mais jovens, para os mais velhos e para os mais pobres”, disse.
Os avanços no acesso ao Serviço Nacional de saúde, na proteção dos idosos e aos desempregados, no ensino superior, na investigação científica e nas energias renováveis foram salientados por Maria de Lurdes Rodrigues. Todavia, a educação foi o sector com maior desenvolvimento depois do 25 de abril, que “permitiu o acesso à escola e o sucesso educativo para crianças e jovens sem exceção”. Os 12 anos de escolaridade, o combate ao trabalho infantil, o apoio às famílias, a construção de mais de mil escolas para mais de um milhão de alunos, a formação e profissionalização de 150 mil docentes, os novos programas curriculares, a criação de uma rede de escolas profissionais, o ensino pré-escolar para 250 mil crianças, o programa Escola a tempo inteiro, a construção e requalificação das escolas básicas e secundárias, foram medidas que contribuíram para um crescimento bastante significativo das taxas de escolaridade, do pré-escolar e do ensino superior.
Apesar da taxa de abandono escolar precoce ter descido nos últimos dez anos, a verdade é que, em 2012, mais de 170 mil jovens não concluíram o ensino secundário. “Portugal assumiu o compromisso de, até 2020, reduzir para 10% esta taxa. A parceria com as autarquias e a partilha de responsabilidades, nomeadamente a transferência de competências para as autarquias revelou-se incompleta, mas muito eficaz. O excelente trabalho da Câmara Municipal de Matosinhos é exemplar”, concluiu.
Também o presidente da Câmara Municipal destacou a educação como a primeira ação prioritária do Executivo que lidera. “A escola ficou diferente. A escola abriu-se. Não foram só os edifícios. Foi tudo. Em Matosinhos construímos 27 novas escolas. Claro, nem tudo foi perfeito. Mas como diz o ditado, só se atiram pedras às árvores que dão frutos”, referiu.
Ainda nas comemorações do 39º aniversário da Revolução dos Cravos, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos enalteceu o trabalho dos funcionários que, no ano passado, se aposentaram das suas funções na administração local e que, “também fizeram a diferença naquilo que construímos em Matosinhos depois do 25 de abril”. “Matosinhos antes do 25 de abril não tem nada a ver com aquilo que é hoje. Somos cidadãos metropolitanos. A construção do metro do Porto foi um sonho. É um exemplo de uma obra metropolitana. Hoje moramos na grande cidade metropolitana que o metro conseguiu criar. A autarquia empreiteira que resolve as questões elementares dos cidadãos já não é necessária. Vamos passar a fazer outras coisas pela comunidade. Os cidadãos também têm que fazer uma transformação à sua volta”, sublinhou.
O Dr. Guilherme Pinto entregou aos funcionários aposentados uma escultura de José João Brito “Mulheres com Vides”, inspirada na obra do pintor Augusto Gomes.
Presentes na cerimónia estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, os vereadores da Associação Narciso Miranda Matosinhos Sempre, Narciso Miranda, Ana Fernandes, Vasco Pinho e Alfredo Assunção, Celestina Silva, em representação do presidente da Assembleia Municipal, a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, entre outros convidados.
