Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas instala-se na Rua Brito Capelo, em Matosinhos.
Pela primeira vez, a Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) associa-se a uma autarquia com o intuito de apoiar a recuperação e revitalização das suas zonas históricas e comerciais.
Captar novos investimentos para a Quadra Marítima é o principal objetivo de um protocolo de colaboração assinado hoje, dia 31 de Outubro, entre a Câmara Municipal e a ANMPE, nas instalações cedidas pela autarquia no edifício Antiga Câmara, na Rua Brito Capelo, em Matosinhos.
O protocolo prevê o desenvolvimento de estudos de mercado e de projetos de licenciamento, elaboração de planos de negócio e negociação de financiamentos, com recurso às várias linhas de incentivo existentes, e o acompanhamento da implementação de cada projeto individual nos dois primeiros anos de vida.
A ANPME compromete-se ainda a diligenciar a captação de investidores para a Quadra Marítima, no sentido de ocupar e dinamizar todos os espaços disponíveis para empreendedores no Concelho.
Por sua vez, a Autarquia dará prioridade aos processos de licenciamento que resultem do trabalho desenvolvido pela ANPME.
Para o Dr. José Domingos dos Santos, presidente da ANMPE, a zona da Quadra Marítima “necessita de sangue novo”. No mesmo sentido assenta a estratégia definida pela Câmara Municipal, traduzida na aposta na criação da Loja do Empreendedor, numa parceria com a ADEIMA, do Espaço Quadra ou da Incubadora de empresas no Mercado de Matosinhos, em articulação com a ESAD.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, recordou os investimentos, sem grandes efeitos para o comércio tradicional, como a transformação da Rua Brito Capelo numa via pedonal ou, posteriormente, a implementação da rede de metro de superfície. “A Quadra Marítima precisa de ser revolucionada de uma outra forma. Por isso, estamos a mudar o conceito. Fizemos uma aposta na restauração. Estamos a tornar esta zona mais apelativa. Recuperamos o edifício da Antiga Câmara com vários serviços aos cidadãos. Adquirimos a antiga casa do arquiteto Siza Vieira e transformamo-la num ponto turístico. Vamos instalar o Espaço Quadra no edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos. Transformámos o Mercado Municipal para ali instalar uma incubadora de empresas. As coisas estão mesmo a mudar. Tenho uma grande expectativa daquilo que vai acontecer”, referiu o Dr. Guilherme Pinto.
O protocolo assinado é válido por dois anos, mas poderá ser renovado caso se justifique.
Presentes na cerimónia estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.