A comunidade da Senhora da Hora vai poder usufruir de novas instalações desportivas no período pós-laboral dentro de poucos anos.
Para colmatar a falta de equipamentos desportivos no Concelho para a prática multidesportiva pelos habitantes, sobretudo entre as 18h00 e as 00h00, a Câmara Municipal de Matosinhos assinou ontem, dia 22 de Julho, um protocolo com o Colégio Efanor, uma instituição privada de ensino destinada aos 7º e 12º anos, gerida pela Fundação Belmiro de Azevedo.
A Autarquia decidiu ceder, pelo prazo de 25 anos renovável, o direito de superfície de um terreno, com 4.429 m2, na Rua do Senhor, para a construção de um equipamento destinado à prática de actividades desportivas.
O Pavilhão Gimnodesportivo será utilizado, durante o horário escolar, pelos alunos da instituição, e fora desses períodos, pela comunidade em geral. Nas férias, feriados e fins-de-semana poderá ser também utilizado pela comunidade entre as 08h00 e as 00h00. A gestão fora dos períodos escolares estará a cargo da empresa municipal Matosinhos Sport.
“É um excelente negócio para a Câmara de Matosinhos. É uma excelente oportunidade de conciliar o interesse público e o privado”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Presentes na assinatura do protocolo estiveram ainda o empresário Belmiro de Azevedo, o Vice-presidente da Autarquia e presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Sport, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador do Desporto e Administrador da Matosinhos Sport, Dr. José Guilherme Aguiar, e o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
O Pavilhão Gimnodesportivo terá balneários para atletas e monitores, arrecadação de material desportivo, posto médico, recepção de praticantes e público, um parque de estacionamento exterior e logradouro, zonas de recreio e lazer do Colégio Efanor.
O terreno encontra-se actualmente ocupado com as instalações provisórias da EB1 S. Gens, pelo menos até ao final do mês de Setembro de 2011. A Autarquia compromete-se a libertar e a entregar o terreno até ao dia 31 de Dezembro de 2011.
O Pavilhão Gimnodesportivo deverá estar concluído em 2013.
O empresário Belmiro de Azevedo salientou o Colégio Efanor irá crescer “praticamente sem sair do mesmo local”, ficando “com uma situação privilegiada”. “Dentro de uma década, teremos cerca de 800, 900 alunos do pré-escolar ao secundário”, adiantou Belmiro de Azevedo.