Visitas de proximidade aos idosos em situação de dependência ou que vivem sozinhos arrancam já na próxima semana.
Depois do êxito da estratégia desenvolvida junto da comunidade escolar, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, centra agora as suas atenções nas questões de segurança dos idosos do Concelho.
O rápido aumento da população idosa, a falta de preparação e meios para atender a este facto e a azáfama do dia-a-dia, são fatores que levam a que vários idosos se encontrem em situação de abandono dentro das suas próprias casas, tornando-se alvos fáceis de situações de burlas, assaltos e, até mesmo, de situações extremas como óbitos sem o conhecimento quer de familiares quer de vizinhos ou outras entidades.
Assim, o Gabinete de Segurança e Proteção Civil, em colaboração com a Associação de Apoio Social de Perafita, irá promover ações de sensibilização em torno da “Segurança na Terceira Idade”, junto dos idosos do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.
Uma brigada, constituída por elementos da Polícia Municipal e da Proteção Civil, efetuará, já a partir da próxima semana, visitas regulares aos idosos que se encontram em situação de dependência elevada e que vivem sozinhos.
Para prevenir atos de vandalismo, furtos, agressões, atentados ao pudor e danos sobre a população idosa e seus bens, serão abordadas questões de segurança pessoal, regras de trânsito e comportamentos cívicos. O objetivo é criar uma proximidade e empatia, geradora de confiança com a polícia municipal e proteção civil, para a aprendizagem de comportamentos mais cuidadosos com aquilo que os rodeia e com as pessoas que os cercam.
O programa “Segurança na Terceira Idade” prevê também a distribuição de panfletos informativos sobre a figura do ‘burlão’ e as suas principais características de forma a evitar que os idosos sejam enganados e fiquem sem os seus pertences. Aos idosos serão ainda transmitidos os conselhos a ter na rua, em casa ou em caso de assalto, para impedir atos de vandalismo, furtos, agressões e danos.