A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) vai distribuir 700 mil euros por cerca de 20 instituições de carácter social e cultural do concelho. A verba é proveniente da Petrogal, no âmbito do acordo assinado com a CMM em 2007.
O protocolo previa a transferência anual para o erário público municipal de 500 mil euros para projectos culturais e sociais indicados pela autarquia. Presentemente, a verba disponibilizada pela Petrogal é de 700 mil euros. Destina-se à comparticipação de despesas de funcionamento, obras nas instalações, aquisição de viaturas, realização de actividades, desenvolvimento de projectos no âmbito da prevenção, melhoria das infra-estruturas, entre outras necessidades manifestadas pelas instituições.
Os primeiros cheques foram entregues hoje, terça-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira.
A Associação dos Amigos Aposentados de Leça da Palmeira foi contemplada com 55 mil euros para pagar as obras de ampliação da sede social e equipamento.
As Conferências de São Vicente de Paulo, cuja missão é apoiar famílias carenciadas, quer com géneros alimentares quer com medicação e ajudas técnicas, recebeu cerca de 75 mil euros, que serão distribuídos pela Associação das Obras Sociais de São Vicente de Paulo e pela Associação de Obras Assistenciais de Sociedade de São Vicente de Paulo.
Também o Centro Social de Leça do Balio terá 70 mil euros para ajudar a pagar as obras de adaptação de instalações para alargar a rede de creches, no âmbito do programa PARES.
Nos próximos dias serão contempladas as seguintes instituições: Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, Stella Maris de Leixões, CATI- Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta, Associação Portuguesa de Osteoporose, Associação A Casa do caminho, APPACDM- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, ALADI- Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Cruz Vermelha- Núcleo de Matosinhos, APF- Associação para o Planeamento da Família, Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, Centro Social Padre Ramos, Associação de Apoio Social de Perafita, Fábrica da Igreja de São Mamede de Perafita, Associação Recreativa Amorense- Rancho Típico da Amorosa, Turislavra- Cooperativa de Turismo de Lavra, Comissão de Festas da “Boua Fertuna” (S. Mamede de Infesta) e Orquestra de Jazz de Matosinhos.