Um serviço inovador a pensar nos cidadãos e empresas para quem o tempo é essencial.
Os novos hábitos de consumo gerados pela atual realidade económico-financeira do país levaram a Câmara Municipal de Matosinhos a associar-se a um serviço inovador que ajudará a melhorar a mobilidade do Concelho.
O Car- Sharing (partilha de carro) consiste numa prática utilizada em várias cidades espalhadas pelo mundo. Trata-se de um sistema de mobilidade urbana, baseado na complementaridade com o transporte público. Este novo conceito de mobilidade permite alugar um carro por curtos períodos de tempo, frequentemente por uma hora, e é particularmente atrativo para pessoas que usam o carro de forma ocasional.
O Car- Sharing resulta de uma parceria com a www.citizen.com e foi hoje, dia 11 de abril, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, na presença do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Cidadãos e empresas terão ao seu dispor viaturas, que estarão parqueadas em diferentes pontos da cidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para efetuar as deslocações necessárias sem os inconvenientes e custos associados à aquisição e posse de um automóvel.
As viaturas estarão parqueadas em três estações: • Senhora da Hora, no parque estacionamento da estação de Metro • Câmara Municipal de Matosinhos, na Rua Conde Alto Mearim • Av. D. Afonso Henriques, junto ao Edifício Olympus
O pagamento é feito em função do número de horas e de quilómetros percorridos. Os valores incluem o combustível, seguro contra todos os riscos, manutenção, assistência em viagem.
Para o efeito, basta efetuar uma reserva pela internet (www.citizenn.com) ou telefone, através do número 707 509 509.
A Câmara Municipal de Matosinhos e as Empresas Municipais beneficiarão gratuitamente deste serviço. Esta parceria, a título experimental, permitirá, no entender do Dr. Guilherme Pinto, reduzir ainda os custos com a manutenção da frota municipal e com o consumo de combustível. “Nos últimos cinco anos, conseguimos reduzir 12% da nossa frota e 32% do consumo de combustíveis. Com este sistema, esperamos prosseguir com essa tendência”, acrescentou.