Eduardo Souto Moura assina o projeto do futuro núcleo museológico de Matosinhos
Matosinhos ganhará, em 2017, um novo museu. Bem perto das instalações da futura Casa da Arquitectura em Matosinhos-Sul, nascerá o Núcleo Museológico “Cais da Língua e das Migrações”.
O novo equipamento ficará situado na antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, um edifício devoluto e degradado com cerca de 2500 metros quadrados, na esquina da Rua Conselheiro Costa Braga e Avenida Menéres. O projeto é da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, vencedor do Prémio Pritzker e responsável pelo desenho da Marginal de Matosinhos- Sul.
O investimento global da obra ronda os 2,5 milhões de euros.
O contrato para a execução do projeto foi hoje assinado na presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Eduardo Souto Moura terá também na futura Casa da Arquitectura uma parte do seu espólio, composto por mais de 400 maquetas de estudo, pela coleção de maquetas de apresentação que integram a exposição itinerante «Temi i projeti» e ainda por 54 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e esquissos de Souto de Moura, relativos às obras mais emblemáticas do arquiteto.