
Oito escolas já foram certificadas
São já oito as escolas de Matosinhos certificadas e que possuem o selo “Bufete Escolar Saudável”.
Depois da EB Prof. Óscar Lopes, EB da Barranha, EB da Senhora da Hora e ES da Senhora da Hora terem alcançado este título em 2022, acrescentam-se agora as escolas EB de Perafita, EB Dr. José Domingues dos Santos, EB de Matosinhos e ES da Boa Nova.
São assim mais quatro dos 17 bufetes escolares existentes no município que obtiveram esta galardão que atesta a implementação de um conjunto de normas promotoras de uma alimentação saudável e de boas práticas e de higiene e segurança alimentar ao nível dos bufetes.
António Correia Pinto, vereador da Educação da Câmara de Matosinhos, esteve esta semana nas escolas para distribuir os certificados. “É com grande gosto que vos entrego simbolicamente este certificado, que confirma o trabalho da escola e de todas as pessoas diretamente envolvidas não só neste processo de certificação, mas também neste desafio de sensibilizar as nossas crianças e comunidade educativa para a adoção de uma alimentação mais saudável. Muitos parabéns”.
A iniciativa serviu ainda para assinalar o dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, celebrado a 8 de novembro, com a dinamização numa das escolas certificadas, pelas nutricionistas da autarquia, de sessões sobre alimentação saudável.
Este projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do Despacho nº. 8127/2021, que estabelece as normas a ter em conta na venda de géneros alimentícios nos bufetes escolares, tendo sido proibida a venda de alimentos com alto teor de açúcar e gordura, designadamente, produtos de pastelaria, salgados, refrigerantes, chocolates e folhados. Por outro lado, foi privilegiada a comercialização de opções mais saudáveis como pão de mistura e com farinhas integrais, bebidas com teor mínimo de fruta de 50%, fiambre de aves, queijos curados com teor de gordura inferior a 45%, fruta fresca, iogurtes, leite e disponibilização de água gratuita.
O processo de certificação, criado pela Câmara de Matosinhos, envolve a realização de auditorias de diagnóstico, a elaboração de instruções de trabalho, a formação dos funcionários dos bufetes, a verificação dos procedimentos implementados, a atribuição de um certificado e uma vistoria final para verificar o cumprimento das boas práticas adotadas e conferir se a oferta alimentar existente, nestes espaços, cumpre o despacho emanado em 2021.
A autarquia continuará a implementar o processo de certificação nos bufetes de todas as escolas da rede pública do concelho.









