
Mais de 200 peças podem ser vistas até 28 de outubro no Museu Quinta de Santiago
Se ainda não viu, saiba que tem uma mais uma oportunidade para se deslocar ao Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, e visitar a exposição. “Brinquedos para Ícaro – Leques da colecção de arte contemporânea Boti Llanes”.
Inaugurada no passado dia 18 de maio, por ocasião do Dia Internacional dos Museus, a exposição deveria ter terminado ontem, dia 9 de setembro, mas face à grande adesão por parte do público, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu prolonga-la até 28 de outubro.
A exposição reúne trabalhos de artistas cubanos de várias gerações, estilos e poéticas, entre os quais Alfredo Sosabravo, Manuel Mendive, Roberto Fabelo, Rene Francisco Rodríguez, Eduardo Ponjuán, Jose M. Fors y Pedro de Oraa, todos vencedores do Prémio Nacional de Artes Plásticas de Cuba. Outros, como os argentinos León Ferrari e Alejandro Puente, juntaram-se também a este processo de reinvenção dos abanicos enquanto suporte artístico.
A exposição passou já por países como Espanha, Uruguai, a Argentina ou República Dominicana. Inédita em Portugal, a mostra apresenta 206 peças artísticas. A coleção começou a ser concebida em 1998. Atualmente reúne 211 leques de artista, onde se incluem os últimos cinco exemplares adicionados recentemente, e que resultam do contributo do artista italiano Francesco Zavattari.
Em Matosinhos, a exposição é complementada por um conjunto de leques centenários que pertenceram à antiga proprietária da Quinta de Santiago, Maria Carolina Magalhães, hoje à guarda do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
