
Exposição no Museu da Quinta de Santiago até ao dia 9 de setembro
O Museu da Quinta de Santiago acolhe uma nova exposição “Brinquedos para Ícaro - Leques da coleção de arte contemporânea Boti Llanes”. Trata-se de uma mostra de 206 leques pintados por artistas maioritariamente latino-americanos, incluindo cerca de 50 leques que nunca antes haviam sido expostos e 7 realizados propositadamente para esta exposição. Com a curadoria da colecionadora Llilian Llanes, historiadora de arte, crítica e fundadora da Bienal de Havana, a exposição inaugurada hoje, pelas 18h30, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira pode ser visitada até dia 9 de setembro.
A inauguração da exposição, que se insere nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do Diretor do Museu Nacional de Belas Artes de Havana, Dr. Jorge Antonio Fernández Torres, e incluiu uma visita guiada pela Colecionadora e Curadora da coleção, Llilian Llanes.
“Brinquedos para Ícaro – Leques da colecção de arte contemporânea Boti Llanes” reúne trabalhos de artistas cubanos de várias gerações, estilos e poéticas, entre os quais se contam nomes como os de Alfredo Sosabravo, Manuel Mendive, Roberto Fabelo, Rene Francisco Rodríguez, Eduardo Ponjuán, Jose M. Fors y Pedro de Oraa, todos vencedores do Prémio Nacional de Artes Plásticas de Cuba. Outros, como os argentinos León Ferrari e Alejandro Puente, juntaram-se também a este processo de reinvenção dos abanicos enquanto suporte artístico.
A criadora da Bienal de Arte de Havana, Llilian Llanes, convocou artistas cubanos para a decoração de leques, e o resultado é uma coleção delicada e extravagante, que reúne trabalhos de pintores, fotógrafos, desenhadores, gravadores e escultores, que pode agora ser vista pela primeira vez em Portugal, no Museu da Quinta de Santiago.
Transformando os velhos leques em obras de arte, a coleção de Llilian Llanes passou já por países como a Espanha, o Uruguai, a Argentina ou a República Dominicana. Em Matosinhos, a exposição foi complementada por um conjunto de leques centenários que pertenceram à antiga proprietária da Quinta de Santiago, Maria Carolina Magalhães, hoje à guarda do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães.
Outrora objetos intrinsecamente utilitários, num tempo ainda sem ventoinhas elétricas ou máquinas de refrigeração, os leques da coleção reunida pela curadora cubana são verdadeiras obras de arte contemporânea, retratando temas quotidianos e mitos, paisagens e situações dramáticas, irónicas ou eróticas. Mais do que qualquer pretensão estética, o que mais sobressai é, todavia, a relação harmoniosa que os artistas estabeleceram entre a natureza amável do suporte e os meios usados para a intervenção.
Exposição “Brinquedos para Ícaro”
18 de maio a 9 de setembro de 2018
Museu Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 314, Leça da Palmeira, Matosinhos.
museuqsantiago@cm-matosinhos.pt | Tel: 229392410
Horário: terça a domingos e feriados, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Encerra à segunda-feira.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
