Um concerto encenado para os futuros amantes da ópera.
A ópera pode ser divertida até para os mais novos. É a ideia que ressalta do espectáculo “Brincadeiras Líricas”, que esteve hoje, dia 4 de Outubro, em cena, em duas sessões, no Cine-teatro Constantino Nery.
Destinado a um público infantil ou para “os futuros amantes de ópera”, este “Concerto encenado” conta com a direcção cénica do brasileiro José Caldas.
Ao longo do espectáculo, a soprano Catarina Molder, acompanhada ao piano por Nuno Barroso, interpreta obras clássicas e de jazz de compositores como Schubert, Wolf, Rossino, Gershwin, Fauré, Brahms, Rosenthal, Poulenc, Verdi e Bizet, interagindo com o público.
Canções divertidas sobre personagens como o crocodilo, a truta, a flor e a borboleta, a bruxa ou a cigana, preenchem o imaginário das crianças que assistem, envolvidas na magia. O concerto termina com “La chanson du bebé” (A canção do bebé) de Rossini. No final, os jovens espectadores tiveram a oportunidade de colocar algumas perguntas aos protagonistas destas “Brincadeiras Líricas”.
O espectáculo é da responsabilidade da Companhia Ópera do Castelo, uma instituição com apenas dois anos de existência, dirigida artisticamente pela soprano Catarina Molder. O seu objectivo é “desenvolver projectos musicais e ópera com formatos flexíveis e inovadores a partir de propostas artísticas e estéticas que cruzem a tradição com a contemporaneidade”. “Levar a ópera e a música erudita a públicos diversificados, apostando na interdisciplinaridade, investindo no público do futuro, divulgando a boa ópera contemporânea, realizando novas encomendas, aliando ecletismo a uma eficaz economia de meios na procura de um novo paradigma para o universo lírico do século XXI”, é o lema da Companhia Ópera do Castelo.
Ficha artística Direcção cénica: José Caldas Concepção musical: Catarina Molder Figurinos e objectos cénicos: José António Cardoso Desenho e operação de Luz: Gi Carvalho Intérpretes: Catarina Molder, soprano; Nuno Barroso, piano