Em cena, no Cine-Teatro Constantino Nery, até 19 de outubro.
O espetáculo “Breviário Gota d’Água” estreou a 8 de outubro. Uma adaptação livre da tragédia “Medeia”, de Eurípedes, a partir da versão do dramaturgo brasileiro Heron Coelho que se inspirou no musical “Gota d’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, e na anterior adaptação televisiva de Oduvaldo Vianna Filho.
A peça está patente no Cine Teatro Constantino Nery com encenação de Luísa Pinto e direção musical de Carlos Tê, e mostra a realidade do miserável conjunto habitacional do Rio de Janeiro do século XX transposta para um bairro degradado do Porto no século XXI.
“Breviário Gota d’Água” conta com um dispositivo cénico em arena que envolve o público e o inclui no espetáculo, em cujo intervalo os intérpretes servem aos espectadores o caldo verde cozinhado durante a primeira parte, acompanhado de broa e vinho. Trata-se, pois, de uma versão única do clássico grego, inquietantemente atual.
Reflexão sobre aqueles que sofrem na carne as contradições e as injustiças de uma sociedade de aparência sorridente, mas implacável com os seus humilhados e ofendidos, “Breviário Gota d’Água” acompanha o drama de Joana, a qual, abandonada por Jasão em detrimento da rica herdeira Alma, encontra vingança matando os filhos e suicidando-se – tal e qual como nas notícias que quase todos os dias aparecem nos jornais mais próximos da tragédia grega que sobrevive entre nós.
Ficha Artística
Roteiro e Adaptação – Heron Coelho
Encenação, Cenografia e Figurinos – Luisa Pinto
Direção Musical – Carlos Tê
Arranjos Musicais e ambientes sonoros – Nicolas Tricot
Desenho de Luz – Bruno santos
Interpretação - Inês Mariana Moitas, João Costa, Paulo Calatré, João Melo, Isabel Carvalho,
Isabel Cruz, Catarina Santos, Sofia Príncipe, Rui David e Nicolas Tricot.
Produção – Cine Teatro Constantino Nery/ Câmara Municipal de Matosinhos